Observatório da Indústria da FIERN apresenta Termômetro Mais RN no quadro ‘Nossa Economia’, da InterTV

5/12/2023   14h52

Os principais números da economia do Rio Grande do Norte foram apresentados pelo gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, no quadro Nossa Economia, do jornal Bom Dia RN, da InterTV Cabugi – afiliada da Rede Globo no estado. Ele mostrou e analisou sete indicadores presentes na plataforma Termômetro Mais RN, que traz números detalhados em séries históricas sobre a economia potiguar para medir a temperatura do ambiente de negócios do estado.

Um dos destaques no quadro, exibido nessa segunda-feira (4), foi o saldo de empregos no mês de outubro, que registrou a criação de 2.257 novas vagas. “O Termômetro mostra que por sete meses seguidos o RN tem gerado mais vagas do que diminuído. Especialmente os Serviços têm alavancado o número no segundo semestre, mas todos os setores tiveram saldo positivo”, comenta o gerente do Observatório da Indústria.

Outro número positivo foi o saldo de 1.473 novas empresas no estado. “A tendência que observamos nos últimos meses é de novas empresas sendo abertas e a manutenção das já existentes, o que é muito bom. Quanto mais empresas abertas, mais empregos são criados, mais renda é gerada e mais tributos são recolhidos e, com isso, a economia cresce”, explica Pedro.

A balança fiscal — saldo das receitas e despesas do Governo Estadual —, com R$ 120 milhões, e o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), com 53,10 pontos, também registraram números positivos. “O ICEI mostra que o industrial potiguar segue confiante, ainda que registrada uma pequena variação negativa, tendo em vista a complexidade das incertezas para a economia em níveis nacional e estadual”, analisa o gerente.

O valor da cesta básica em Natal diminuiu em 0,69%. Por outro lado, a inflação na capital registrou uma alta de 0,24%. “Os produtos mais básicos mostram um certo equilíbrio na variação de preços. Porém, o cálculo da inflação mostra que o poder de compra teve uma diminuição”, aponta.

A movimentação do comércio varejista também registrou dados negativos, com uma queda de 1,70% de agosto para setembro de 2023. “Percebemos uma perda de competitividade do comércio, que é um setor muito importante para o estado tendo em vista a quantidade de empregos que gera”, afirma Pedro.

Confira o quadro Nossa Economia na íntegra: https://globoplay.globo.com/v/12166382/

Ano de 2023 foi positivo

Ainda durante o quadro Nossa Economia, o gerente do Observatório da Indústria fez um apanhado do ano de 2023 e analisou o período como positivo para a economia do Rio Grande do Norte. Ele também apontou a necessidade de definições nas políticas tributárias em nível nacional e estadual para uma melhor prospecção para 2024.

“A retomada da indústria de Petróleo e Gás na região de Mossoró, o aquecimento do turismo, a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco no estado foram alguns dos fatores que contribuíram com a nossa economia. Tudo isso conspira a favor do Rio Grande do Norte”, frisa Pedro.

“Quando observamos o Termômetro, tivemos mais meses verdes do que vermelhos, então é possível dizer que este ano foi positivo, de retomada e de recuperação”, acrescenta Albuquerque. “É importante ver o que vai acontecer, se e como a reforma tributária será aprovada, como também a proposta de manutenção do aumento do ICMS no Rio Grande do Norte. Precisamos observar essas grandes discussões e agendas que devem impactar bastante a economia para entender como será o cenário daqui pra frente”, conclui o gerente do Observatório.

Confira a plataforma do Termômetro Mais RN:

Texto: Guilherme Arnaud
Imagens e vídeos: Reproduções Globoplay