Cada aluno pode escolher o seu percurso de aprendizagem de acordo com os seus próprios interesses profissionais. Tudo isso, dentro das áreas de competências exigidas pelo curso
Os Itinerários Formativos funcionam como um conjunto de trilhas de formação onde os estudantes se tornam protagonistas da aprendizagem, percorrendo o processo de formação de acordo com suas preferências, possibilidades e mercado de trabalho.
De acordo com a definição do Ministério da Educação (MEC), os Itinerários são entendidos como um conjunto de cursos, situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse. Tudo isso para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.
No SENAI não é diferente e cada aluno pode escolher o seu percurso de aprendizagem de acordo com seus objetivos e possibilidades de atuação no mercado de trabalho local. Tudo isso, dentro das áreas de competências exigidas pelo curso. Na prática, dois estudantes podem concluir um mesmo curso passando por trilhas de aprendizagem distintas.
Atualmente, o portfólio dos Itinerários do SENAI conta com aproximadamente 22 áreas tecnológicas e mais de 1.200 cursos. Para manter os cursos de formação profissional com qualidade e alinhados com o mundo do trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) utiliza uma metodologia importante.
Atualização constante
Para atualizar esses itinerários de acordo com as demandas da indústria, são criados Comitês Técnicos Setoriais (CTS). Eles são formados por empresas e representantes de associações, sindicatos patronais e dos trabalhadores, órgãos de classe, meio acadêmico, pesquisadores e órgãos públicos e representantes do governo.
Antes do SENAI analisar, revisar e atualizar os seus cursos, ele consulta as empresas, verifica o estudo prospectivo da área, para saber quais são os profissionais que eles precisam contratar e quais são as competências que cada um deve desenvolver.
Para a atualização das áreas tecnológicas, o SENAI utiliza a Metodologia SENAI de Educação Profissional, como estratégia para a definição dos Perfis Profissionais e realização dos comitês. Ela se baseia em três pilares: interdisciplinaridade, contextualização e integração de teoria e prática.
Sistema de Itinerários Nacionais
O Sistema de Itinerários Nacionais está disponível para todos os colaboradores do SENAI. Basta se cadastrar para conferir informações sobre ofertas das áreas tecnológicas do SENAI, percursos formativos, histórico das áreas e muito mais. Além disso, os usuários do site podem contribuir com sugestões para a versão do ano seguinte dos itinerários. Acesse o site e saiba mais!
Conta pra Gente
O Geração SESI SENAI vai produzir um vídeo especial sobre o assunto. A série “Conta pra Gente” esclarece as principais dúvidas sobre o assunto e o tema da vez são os Itinerários Formativos. Para enviar a pergunta/dúvida, basta acessar o SAC do Geração SESI SENAI, marcar o assunto “Sugestão” e enviar via texto.
Conheça o Geração SESI SENAI!
O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria e no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI”. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração
Agência de Notícias da Indústria