Nível de atividade da construção potiguar recua em fevereiro, mas expectativas melhoram

21/03/2024   14h37

 

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN em parceria com a CNI, revela que o nível de atividade do setor em fevereiro de 2024 voltou a apresentar recuo frente ao mês anterior – o segundo consecutivo. Entretanto, no segundo mês do ano, a queda foi mais intensa do que a registrada em janeiro e também inferior à sua média histórica.

 

Acompanhando o desempenho negativo da atividade, o número de empregados também caiu, após ter apontado estabilidade na Sondagem passada. Na mesma direção, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) apresentou recuo de um ponto percentual em relação a janeiro, ficando em 49%, porém é o maior patamar para um mês de fevereiro desde 2014, quando a UCO se situava em 57%.

 

Apesar do recuo na atividade de fevereiro, em março de 2024, todos os índices de expectativas aumentaram, evidenciando que os empresários potiguares se encontram mais otimistas para os próximos meses com relação ao nível de atividade, às compras de insumos e matérias-primas, aos novos empreendimentos e ao número de empregados. Já a intenção de investimento voltou a subir.

 

As perspectivas favoráveis devem estar relacionadas ao aumento da atividade esperada com as estimuladas pelos programas Novo PAC e Minha Casa Minha Vida 2.

 

Comparando-se os índices avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados divulgados em 20/03 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional, os empresários apontaram queda de 3,9 pontos no indicador de intenção de investimento em março de 2024, que ficou em 40,6 pontos (ante 44,5 pontos do levantamento anterior).

 

Para ler a pesquisa na íntegra, favor acessar o link: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2024/03/Sondagem-Industria-da-Const_fev2024.pdf

 

Para maiores informações sobre a Sondagem Nacional, favor acessar o link: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/1e/f9/1ef91f4f-462b-4a22-b04c2e6ebfc834d2/sondagemindustriadaconstrucao_fevereiro2024.pdf