Natália Bonavides afirma que Prefeitura de Natal deve ter Secretaria de Desenvolvimento Econômico

17/09/2024   15h12

A candidata à Prefeitura de Natal, Natália Bonavides, afirmou que, se for eleita, vai criar uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico no município. Ela defendeu que uma secretaria com a atribuição de fazer a articulação para estimular o empreendedorismo e a geração de empregos é necessária, além de afirmar que isso pode diversificar a “matriz econômica” da cidade. A declaração foi durante o Fórum Caminhos do RN, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), nesta terça-feira (17), na Casa da Indústria.

O evento reuniu diretores, presidentes de sindicatos, colaboradores e membros de instituições parceiras da FIERN. Na ocasião, o presidente da Federação, Roberto Serquiz, entregou aos candidatos a Agenda Caminhos do RN — Eleições Municipais Natal.

Clique e acesse a Agenda Caminhos do RN Eleições municipais 2024_versao final (1)

Assista o evento no canal do Sistema FIERN no Youtube

“Precisamos de um órgão na Prefeitura que coordene as ações voltadas ao Desenvolvimento Econômico. E trate das ações em relação aos empreendedores para garantir iniciativas de microcrédito, do apoio ao trabalhador informal para que este se transforme em empreendedor, ter programas de capacitação”, destacou a candidata, após receber a Agenda, entregue pelo presidente da FIERN, Roberto Serquiz.

Natália Bonavides apontou que seu plano de governo detalha o que considera como caminhos para a cidade mudar de “patamar para conquistar o desenvolvimento econômico”. Ela lamentou que a cidade tenha “uma matriz econômica restrita aos setores turístico e da Construção Civil”. Para ela, é necessário diversificar essas atividades. E defendeu que seria possível articular parcerias com o governo federal para obter investimentos em infraestrutura, que podem potencializar o crescimento.

“Temos potencial de transformar a economia [de Natal]. A maioria das candidaturas trata da área de desenvolvimento econômico como se estivesse resumida ao turismo e à construção. Mas há uma série de outras áreas que poderiam contar com melhores resultados, se tivessem apoio”, disse.

Para a candidata, há uma percepção de que as capitais dos estados vizinhos se desenvolveram, enquanto Natal não obteve o mesmo resultado. “Isso é mais do que uma sensação. Vimos o PIB de Natal desacelerando e uma média de desemprego maior do que a nacional”, apontou.

Natália Bonavides sustentou que é preciso uma verdadeira obstinação para políticas públicas que resultem no aumento da oferta de emprego. “Não há política pública que melhore mais a vida do povo do que a geração de emprego”, ressaltou. “Isso é o que queremos na nossa cidade”, acrescentou, ao destacar a importância de trazer investimentos para expandir as atividades econômicas.

Ela considera necessário reverter a desindustrialização. “Não entendo como estamos na cidade maior exportadora de atum e isso não foi sequer tema de debates e plano de governo”, observou.

A deputada citou ser inadiável a reestruturação do Porto de Natal, com a instalação na área de guindastes e retroporto. E lembrou também que a cidade deve ter um sistema de transporte funcional. “Há pessoas que deixam de aceitar propostas de trabalho e oportunidades de educação, porque não têm como voltar para casa por falta de ônibus”, exemplificou.

Para a candidata, Natal deve aproveitar os recursos disponíveis no Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apresentar projetos que possam atrair investimentos nesta área.

Durante a participação no Fórum Caminhos do RN, a candidata ainda respondeu a duas perguntas elaboradas pelos sindicatos filiados à FIERN. As perguntas a Natália Bonavides foram sobre empreendedorismo e recuperação do Centro, Ribeira e Alecrim. Ela disse que é preciso incentivar o comércio local e afirmou ter o compromisso com os incentivos para startups, economia criativa, recuperação de imóveis e outras atividades nestes locais e disse que a recuperação da Ribeira é urgente.

Texto: Aldemar Freire

Foto: Cynthia Campos