Natal vai receber na próxima semana o CBENS – maior Congresso científico de energia solar do Brasil. O evento chega à 10ª edição tendo a capital potiguar pela primeira vez como sede.
Serão quatro dias de programação – entre 27 e 30 de maio – com especialistas de diversas regiões do Brasil e do exterior para discussões que envolvem desde tecnologias e avaliação do recurso solar, até mercado, oportunidades para mulheres, relação com energia eólica e hidrogênio verde.
O CBENS será realizado no Praiamar Natal Hotel & Convention, em Ponta Negra. As inscrições estão abertas no site cbens.org.br.
“Assim como em outras edições, o Congresso terá debates de alto nível, sobre assuntos bastante atuais”, diz a coordenadora geral do evento e pesquisadora líder do Laboratório de Energia Solar do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Samira Azevedo. “A programação conta com vários palestrantes de renome internacional e, certamente, essa edição será uma excelente oportunidade de trocas técnico-científicas”, acrescenta.
Estão programados minicursos, sessões técnicas com apresentações de trabalhos diversos envolvendo os principais desenvolvimentos tecnológicos e científicos na área, mesas redondas, plenárias, palestras e o Encontro das Mulheres na Energia Solar, que vai debater oportunidades e necessidade de mais igualdade e participação feminina no setor. (Confira a programação completa no final do texto).
Cidade-sede
A escolha da capital potiguar como sede foi defendida em 2022 pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, durante Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS), entidade promotora do Congresso.
O ISI-ER, sediado em Natal, é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em energia eólica, solar e sustentabilidade.
Entre os argumentos que a instituição apresentou para conquistar a aprovação da cidade-sede estão as atividades que desenvolve na maior rede de institutos privados do Brasil para PD&I da indústria – a rede de Institutos SENAI de Inovação – o alinhamento dessa atuação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, potenciais locais para visitas técnicas durante o evento, infraestrutura hoteleira e turística.
O Congresso será realizado com coordenação do ISI-ER e apoio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), do SENAI, da Prefeitura de Natal, do Polo SEBRAE de Energias Renováveis, do CNPQ, do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN), da UFRN, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e do Centro de Estratégias em Recursos Naturais & Energia (Cerne). São patrocinadores a Petrobras, o governo federal, o Banco do Nordeste, a Campbell Scientific, a dualBASE e a RoMiotto Instrumentos de Medição.
*SAIBA MAIS: PROGRAMAÇÃO DO CBENS
27/05
28/05
29/05
30/05
31/05
*Sessões Técnicas, com exibição de pôsteres e apresentações orais de estudos voltados ao setor serão realizadas entre 28 e 30/05, a partir das 8h30.
Texto: Renata Moura
#energiasolar