Na Semana do Compliance, Sistema FIERN celebra avanços no fortalecimento da integridade

7/11/2024   17h09

Entre os dias 1º e 7 de novembro, é comemorada mundialmente a Semana de Compliance e Ética. Nessa perspectiva, Unidade de Compliance e Integridade do Sistema FIERN comemora os avanços do fortalecimento da integridade corporativa no Sistema Indústria potiguar.

 

A gestora do Programa de Compliance do Sistema FIERN, Gabriella Rebouças, explica que a semana é uma iniciativa global para promover ambientes éticos, transparentes e de responsabilidade não apenas nas empresas, mas em diversos setores da sociedade. “É também um marco para refletir e reforçar o compromisso com as boas práticas de Compliance e para prestar contas sobre a atuação nos diferentes pilares do programa”, afirma.

 

“Quando comunicamos sobre isso, conscientizamos e educamos as pessoas sobre a importância dessa cultura de integridade nas Entidades”, acrescenta Gabriella.

 

O termo Compliance vem do verbo em inglês “to comply”, que significa cumprir, atender. Quando uma empresa está em compliance, quer dizer que ela está em conformidade, cumprindo as leis e regulamentos internos e externos.

 

Entre as ações implementadas e apoiadas pelo Programa de Compliance do Sistema FIERN em 2024, está o cumprimento do Plano de Treinamento, como a exemplo da promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), cujo tema abordou o combate ao assédio moral e sexual, realizada nas diversas unidades do Sistema Indústria no Estado. A semana teve uma programação de ações e palestras com foco em mostrar e conscientizar os funcionários sobre a segurança nos locais de trabalho e culminou com o lançamento da Cartilha, disponível no link www.fiern.org.br/compliance/.

 

 

“Essa conscientização através de palestras e treinamentos vem para que todos conheçam suas responsabilidades e consigam, juntos à área de Compliance, promover um ambiente de trabalho mais seguro e responsável”, comenta a gestora do programa.

 

Outro destaque na atuação do Compliance do Sistema FIERN neste ano foi o avanço na avaliação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Foram submetidas as ações de integridade do Serviço Social da Indústria (SESI-RN) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), que aprimoraram a pontuação no programa, possuindo grau avançado de conformidade.

 

“O apoio da alta gestão, com trabalho em conjunto com às áreas jurídica, de auditoria, corporativa e de negócios, é uma ação estratégica para que o Compliance seja um diferencial competitivo, agregando o valor da integridade aos produtos e serviços das Entidades do Sistema Indústria”, destaca Gabriella.

 

Programa Corporativo de Compliance

 

Baseada nos pilares de Comprometimento e apoio da alta direção; Compromisso com a ética e a transparência; Gerenciamento de riscos e controles internos; e Estratégias de treinamento, monitoramento, remediação e melhoria contínua, a Gestão Corporativa de Compliance é formada por pessoas, sistemas, processos, documentos e atividades fundamentais para orientar os esforços de todos na busca pela conformidade.

 

A gestão do Programa estabelece procedimentos para prevenir, detectar e remediar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade. O Compliance tem a função de fazer cumprir as normas para evitar todas as situações que enfraquecem o Sistema FIERN no mercado e retiram sua credibilidade. Por isso, que estabelece tanto para os terceiros, como para os colaboradores, qual a imagem que a empresa quer passar e seu comprometimento em buscar soluções antes que o problema apareça.

 

Com essas ações, o Sistema FIERN pretende reduzir custos e despesas, aumentar seu rendimento operacional e evitar perdas. Além disso, com as conformidades das leis, a transparência dos processos se torna uma realidade mais consolidada, o que traz maior confiança do mercado de atuação. As equipes envolvidas se tornam mais preparadas e aumentam seu desempenho, o que se reflete diretamente na produtividade e no fortalecimento da cultura organizacional e Governança.