O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destacou o compromisso da gestão com a constante melhoria do ambiente e clima organizacionais do Sistema Indústria durante a abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho — SIPAT — da Casa da Indústria. O evento, que tem programação de ações e palestras, teve início nesta segunda-feira (30).
“Dentro das propostas de gestão, temos realizado uma série de ações e eventos desde o início do ano para melhorar nosso ambiente e clima organizacional”, afirma Serquiz. “A SIPAT faz parte desse calendário e traz informações e conhecimentos sobre diversos temas atuais no mundo do trabalho”, completa.
Para Serquiz, as dinâmicas de trabalho e da sociedade mudaram “e isso exige momentos como este, da palestra, para formar reflexões sobre essas mudanças para alcançarmos uma melhora no clima organizacional”.
A SIPAT foi aberta com a palestra “Assédio e suas formas”, proferida pela advogada e professora doutora de Direito da UFRN, Mariana de Siqueira. Ela falou sobre ferramentas para prevenção e enfrentamento às violências no ambiente de trabalho, como discriminações e assédio moral e sexual.
Assédio e suas formas
A professora Mariana de Siqueira iniciou a palestra falando sobre desigualdades estruturantes da sociedade e relações de poder nas empresas. “As violências nas relações interpessoais vão além de preconceitos individuais, mas estão ligados a desigualdades já consolidadas na sociedade”, explica.
“Os assédios e violências contra pessoas no ambiente de trabalho, historicamente, eram negados, eram como uma sujeirinha que a gente varria para debaixo do tapete, que a gente não queria muito que alguém visse, não queríamos falar a respeito”, destaca Mariana. “Mas, hoje em dia, a sociedade e o Direito entendem que esses casos não podem mais ser invisibilizados e, principalmente, devem ser combatidos nas empresas e instituições públicas”, acrescenta.
Ela ainda falou sobre a legislação sobre assédio e importunação sexual, que têm enquadramentos administrativos, cíveis e criminais; bem como de assédio moral, que não contam com legislação específica, mas podem ser abarcados como casos de intimidação sistemática ou injúria.
“Esse debate é bastante amplo e a palestra é um primeiro passo para uma longa caminhada que precisa ser traçada pelas empresas e instituições para melhorar o ambiente e o clima nas organizações”, conclui a professora.
CIPAA e a SIPAT
Durante o evento, o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) do SESI, Thiago Santos, agradeceu o apoio dos gestores do Sistema FIERN na realização da SIPAT. O chefe de gabinete da Presidência, Hélder Maranhão, também levou a sua mensagem aos presentes e destacou o compromisso da gestão em melhorar o ambiente organizacional.
A CIPAA tem como objetivo a prevenção de acidentes e assédio no ambiente de trabalho, além de promover a saúde e a segurança dos trabalhadores. Assim, é a responsável pela organização de uma semana especial com foco em mostrar e conscientizar os funcionários sobre a segurança nos locais de trabalho.
A SIPAT é uma ferramenta importante para que a CIPA informe, atualize e reforce com os colaboradores temas de extrema importância para a prevenção aos acidentes de trabalho e combate ao assédio.
A CIPAA Casa da Indústria é formada por Thiago Santos de Paula Sousa, Sônia Maria dos Santos, Dulcileide Maria de Souza e Silva, Jussara Camila Andrade Costa Sales, Vivian Larissa Gomes Januário, Macelia Maria Barbosa de Medeiros, Anna Danielle do Nascimento Granjeiro, Aline Maria de Melo Paris Rego, Marcio Marcelino de Oliveira e Neilton Pereira Dantas Bezerra.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud