Modernização e sustentabilidade fazem parte de propostas apresentadas por Rafael Motta no Caminhos do RN

17/09/2024   15h07

A modernização, crescimento sustentável e acessibilidade para o município de Natal foram alguns dos principais pontos abordados no discurso de Rafael Motta (Avante), no Fórum Caminhos do RN, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), nesta terça-feira (17), na Casa da Indústria. No evento, o candidato apresentou seu plano de gestão para a capital potiguar.

O evento reuniu diretores, presidentes de sindicatos, colaboradores e membros de instituições parceiras da Federação. Na ocasião, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, fez a entrega da Agenda Caminhos do RN – Eleições Municipais Natal, elaborada pela Federação por meio do Observatório da Indústria MAIS RN e da Unidade de Desenvolvimento Industrial.

Clique e acesse a Agenda Caminhos do RN Eleições municipais 2024_versao final (1)

Assista o evento no canal do Sistema FIERN no Youtube

“Nossa gestão terá foco em modernização. Costumo falar que somos uma nova leva de gestores modernos e atualizados”, destacou. Ele deu exemplos de municípios como Recife, Maceió e Mossoró, que têm gestões “modernas e antenadas com a tecnologia que buscam levar às suas cidades mais modernidade à gestão pública”.

“Queremos transformar nossa cidade em uma cidade inclusiva, inovadora, sustentável e que seja verdadeiramente participativa pelos nossos natalenses”, enfatizou Motta, que também tem planos em levar a sede da Prefeitura do Natal para a Zona Norte.

“Precisamos tornar Natal um pouco mais igualitária. Nossa ideia é transferir a prefeitura para a Zona Norte para acompanhar o desenvolvimento que a região terá nos próximos anos”, disse.  Ele destaca que é sua prioridade finalizar as obras “inacabadas” de Natal e sanar as desigualdades regionais, com maior atenção a zonas carentes da cidade.

Por meio do Facilita Natal, Rafael Motta busca a digitalização completa dos serviços públicos com acesso online a alvarás e licenças, além de agendamento de consultas e exames através do WhatsApp. De acordo com ele, a meta é de papel zero.

O candidato pretende estimular o comércio, serviços, inovação tecnológica e indústrias criativas baseadas em pilares como a Reforma Tributária, parcerias estratégicas com instituições e entidades de classe e indústria criativa e inovação. “Estamos prontos para transformar Natal em uma cidade dos sonhos, inovadora, sustentável e inclusiva”, completou.

Rafael Motta respondeu a duas perguntas elaboradas pelos sindicatos que compõem a Federação, que questionaram a regulamentação das Políticas Público-Privadas (PPPs), e a implementação de tecnologias de monitoramento – como câmeras inteligentes – para estruturar uma agenda de smart cities voltada à segurança pública de Natal.

Sobre as PPPs ele destaca que pretende tornar o “setor privado parceiro da administração pública”. “Estamos aqui para pedir socorro e que algumas políticas públicas sejam efetivadas”, disse.

No setor de Segurança Pública, Rafael disse que é prioridade a realização de concursos públicos para a Guarda Municipal. “Nossa Guarda Municipal está ficando idosa. A média de idade na nossa Guarda está avançada”, ressalta.  Quanto a integração de tecnologias de monitoramento, ele destaca que a ideia é “tornar a cidade de Natal inteligente e integrada, principalmente no que diz respeito ao videomonitoramento”, completa.

O candidato destacou ainda o papel da Agenda Caminhos do RN no auxílio a criação de polícias públicas para os municípios. “Essa agenda será de suma importância para a atualização do nosso plano de governo”, finaliza o candidato. Ele destacou também a importância dos 30 sindicatos que compõem a FIERN, pois representam vários setores da economia do RN.

Texto: Líria Paz

Fotos: Cynthia Campos