O Brasil precisará qualificar 14 milhões de trabalhadores em ocupações industriais até 2027, com investimento em formação continuada e inicial
O Brasil precisará qualificar 14 milhões de trabalhadores em ocupações industriais até 2027, com investimento em formação continuada e inicial
Por ser um país de dimensão continental, o Brasil tem regiões com diferentes focos econômicas. Compreender as particularidades de cada uma e mapear a necessidade de mão de obra qualificada é essencial para impulsionar o setor produtivo e assegurar o desenvolvimento econômico e social.
Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, o Brasil precisará qualificar 14 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos. Desses, 2,2 milhões são em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e 11,8 milhões em treinamento e desenvolvimento, para trabalhadores que precisam se atualizar.
As áreas e ocupações com maior demanda por profissionais qualificados variam conforme o estado e estão diretamente relacionadas à economia local. Considerando essas especificidades regionais, o Observatório Nacional da Indústria, responsável pela pesquisa, organizou os dados por estado.
Os dados por estado revelam não apenas as áreas com maior demanda, mas também as ocupações conforme o nível de formação: qualificação com até 200 horas, mais de 200 horas, técnico e superior. Uma curiosidade: em São Paulo, as áreas de Logística & Transporte, Metalmecânica, Operação Industrial, Construção e Tecnologia da Informação concentrarão 61% da demanda futura por formação profissional entre 2025 e 2027.
Infográfico (mapa): Juliana Bezerra
Foto: CLARABOIA FILMES / CNI