As empresas em atividade no Rio Grande do Norte registraram a mais expressiva geração de empregos deste ano. O saldo ficou em 2.736 de contratações formais no Estado, em maio, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Ao mesmo tempo, os empresários da indústria potiguar demonstraram, em junho deste ano, um crescimento do índice de confiança (57.5 pontos).
Esses indicadores foram apresentados pelo gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, durante o quadro Nossa Economia, no telejornal Bom Dia RN, da InterTV, nesta segunda-feira (1º). “Além um dos maiores índices da Sondagem na série histórica, todos os setores pesquisados fizeram uma avaliação positiva (acima dos cinquenta pontos). Isso significa um desdobramento das contratações [que resultaram no saldo de empregos positivo no mês]”, afirmou Pedro Albuquerque, durante a entrevista.
“Então, um indicador se conecta a outro, porque quando o empresário está confiante, investe, contrata, expande suas atividades”, analisa o gerente do Observatório da Indústria.
Entre os dados apresentados estão também o de abertura das empresas. O saldo ficou em 1.237, subtraídos fechamentos de aberturas. “Apesar de ficar positivo, houve uma queda, com número de fechamento maior. Isso significa que as micro e pequenas enfrentam dificuldades”, observou.
Entre os números apresentados também estiveram o da balança fiscal do Estado, que registrou R$ 142 milhões de saldo no mês (relação entre receitas e despesas do governo).
Durante a entrevista sobre os indicadores, no quadro Nossa Economia, Pedro Albuquerque também detalhou informações sobre os índices de variação de preços em Natal. Em maio, a inflação ao consumidor na cidade subiu 0,35%. Ele apontou que isso significa reajustes, mas abaixo do índice nacional, que ficou em 0,46%. “No acumulado dos doze meses, observa-se 3,22%, também inferior ao nacional, de 3,9%”, informou.
O “Nossa Economia” é exibido mensalmente, sempre nas primeiras segundas-feiras, com dados do painel “Termômetro Econômico do Mais RN”. Com a iniciativa, a população tem acesso aos principais dados econômicos do Estado, acompanhados permanentemente pela FIERN, de uma forma clara e didática.
Assista o quadro na íntegra, acessando o link: https://globoplay.globo.com/v/12721822/