A campanha nacional ‘Janeiro Branco’ reforça a importância de cuidar da saúde mental, mas as ações não precisam se limitar ao mês de janeiro. O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) destaca que o bem-estar psicológico deve ser uma prioridade constante, promovendo iniciativas voltadas à saúde mental nas indústrias potiguares ao longo de todo o ano.
Para isso, o SESI-RN disponibiliza uma série de serviços que vão além da conscientização, como plantões psicológicos, psicoterapia, palestras, dinâmicas em grupo e ações personalizadas realizadas diretamente nas empresas. Essas iniciativas têm como objetivo prevenir o adoecimento mental e promover ambientes de trabalho mais saudáveis e acolhedores em qualquer período.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil lidera os casos de transtornos de ansiedade no mundo, afetando 9,3% da população, enquanto os casos de transtornos mentais cresceram 25% após a pandemia de Covid-19. Esses números reforçam a importância de tais iniciativas.
A psicóloga do SESI-RN, Bruna Fernandes, explica que o objetivo das ações é ajudar empresas a criar ambientes de trabalho mais saudáveis e acolhedores para seus colaboradores. “Nós vamos até as empresas para falar sobre a saúde mental, quais cuidados devemos ter pensando na prevenção desses adoecimentos, como inserir hábitos saudáveis no dia a dia, ter momentos de relaxamento, momentos de desconexão, de desacelerar”, relata.
Além de serviços como a blitz psicossocial, que promove dinâmicas em pequenos grupos nos setores das empresas, a instituição também orienta a criação de espaços com acesso à natureza e áreas livres para esta finalidade.
A psicóloga aponta que a atenção à saúde mental tem se tornado um tópico cada vez mais presente no dia a dia das organizações devido ao crescimento de casos de adoecimento mental nas indústrias. “O adoecimento mental é um problema que cresce cada vez mais nas indústrias, o que faz com que as empresas tenham nos buscado para tentar trabalhar com os colaboradores adoecidos e também realizar ações de prevenção para os que ainda não indicam adoecimento”, afirma Bruna.
Nacionalmente, uma das ferramentas oferecidas é o Mentis 360, parte do programa Viva+SESI regido pelo Departamento Nacional. A plataforma oferece um questionário que pode ser aplicado em qualquer empresa e avalia os níveis de ansiedade, depressão e estresse dos trabalhadores com base em uma escala internacionalmente validada.
Aplicado também em empresas potiguares através do SESI-RN, a psicóloga explica que é através dos resultados dessa ferramenta que as ações são planejadas. Os resultados permitem a criação de ações específicas, como palestras e intervenções voltadas a setores ou eixos prioritários, auxiliando tanto na prevenção quanto no tratamento de possíveis adoecimentos. “Podemos oferecer à empresa ações direcionadas sobre saúde mental, às vezes em um setor específico ou sobre um dos grandes eixos da avaliação”, disse.
Embora o Janeiro Branco seja uma oportunidade para sensibilizar sobre a importância do tema, a psicóloga reforça que o cuidado com a mente deve ser contínuo. “Até porque não é só em janeiro que adoecemos, mas pela campanha é quando sensibilizamos todos sobre o assunto. Devemos fazer intervenções e falar sobre o assunto como um lembrete mesmo, pois temos a tendência de colocar o autocuidado em segundo plano”, ressalta Bruna Fernandes.
Empresas interessadas nos serviços podem entrar em contato pelo telefone (84) 3204-6300 para mais informações e agendamentos.
Texto: Líria Paz