O coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Antonio Medeiros, participou, neste mês, do Programa de Liderança para Visitantes Internacionais (IVLP) dos Estados Unidos – principal programa de intercâmbio profissional do Departamento de Estado norte-americano.
A programação foi realizada nas cidades de Washington, Seattle e Pittsburgh, com o tema “Strengthening the Renewable Energy Sector to Combat Climate Change A Single Country Project for Brazil” (Fortalecendo o Setor de Energia Renovável para Combater as Mudanças Climáticas: Um Projeto Nacional para o Brasil, em tradução livre).
O roteiro incluiu uma série de discussões técnicas com universidades e outras instituições que impulsionam a indústria da energia e do hidrogênio renovável em território americano.
Em Seattle, onde a programação foi realizada entre os dias 4 e 8 de dezembro, foram promovidos encontros com o Instituto de Energia Limpa da Universidade de Washington, com o Departamento de Recursos Naturais da cidade e com iniciativas como a Washington Green Hydrogen Alliance, cujo objetivo é tornar a região líder na produção de hidrogênio verde e zerar emissões de gases do efeito estufa no transporte e na indústria, com o uso de fontes renováveis.
A agenda também incluiu o Departamento de Comércio de Washington e a NW Energy Coalition – uma aliança formada por mais de 100 organizações, além de concessionárias de energia e empresas em Oregon, Washington, Idaho, Montana e na Colúmbia Britânica, para promoção de políticas energéticas limpas, equitativas e acessíveis.
Em Pittsburgh, por sua vez, o roteiro contemplou reuniões com representantes da Idea Foundry, instituição que apoia pequenos negócios e startups, da Divisão de Sustentabilidade e Resiliência da prefeitura da cidade, das Universidades de Pittsburg e da Virgínia Ocidental.
Os participantes também conheceram o Appalachian Hydrogen Hub, uma rede de projetos gerida pelo Departamento de Energia do governo americano com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da infraestrutura de hidrogênio na região que engloba os estados da Pensilvânia, da Virgínia Ocidental e de Ohio, e o aproveitamento dos recursos disponíveis para produção, armazenamento, entrega e aplicações finais do produto.
Os integrantes do Programa são indicados e selecionados por diplomatas em missões dos Estados Unidos no exterior. Nesta edição, além de Medeiros, participaram representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), do SENAI Piauí, do Ministério de Minas e Energia, da Petrobras, da Universidade do Estado de Pernambuco, da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
“A grande experiência adquirida nesta missão foi entender como está funcionando o modelo de desenvolvimento do setor energético americano, em específico a área de transição energética”, disse o coordenador de P&D do ISI-ER.
“Nossa expectativa é estreitar os laços, ampliar as conexões e colaborações com os parceiros que foram visitados durante a missão, para que seja possível o desenvolvimento de soluções bilaterais para a transição energética justa”, acrescentou.
Texto: Renata Moura
Fotos: Divulgação