“Indústria na Escola” aproxima estudantes da SESI Escola de Referência de São Gonçalo do Amarante à indústria potiguar

28/05/2024   09h58

 

Com o objetivo de aproximar os sindicatos da indústria potiguar e os alunos da SESI Escola de Referência de São Gonçalo do Amarante, a FIERN e o SESI realizam o projeto Indústria na Escola. A iniciativa, que começou na segunda-feira (27) e segue até esta terça (28), leva representantes de setores industriais do estado para apresentar as atividades dos segmentos aos estudantes, bem como para conhecer de perto o trabalho realizado na instituição.

 

Na tarde da segunda, o presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha para Construção (SINDICER-RN), Carlos Vinícius Aragão, apresentou dados, produtos e processos produtivos do segmento. “É uma iniciativa muito bacana para mostrar aos alunos que nossa indústria está presente na comunidade e para desmistificar alguns temas do nosso setor”, afirma.

 

“Os processos produtivos da cerâmica vermelha despertam muita curiosidade. Pudemos apresentar como são fabricados tijolos, telhas, blocos, além do impacto do nosso segmento no número de empregos do estado”, acrescenta Vinícius.

 

 

De acordo com o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, o projeto surgiu para apresentar aos estudantes o que é a indústria e a relação dela com o SESI. “A razão de existir do SESI é a Indústria, então nada melhor do que trazer os industriais do nosso estado para apresentar a realidade de cada segmento aos estudantes”, explica.

 

“Os alunos também conheceram a Federação das Indústrias, instituição à qual o SESI é ligado, seus diretores e, assim, puderam entender a importância da indústria para o estado e para a SESI Escola de Referência”, completa Martins.

 

A gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, conta que o projeto será realizado de forma permanente para celebrar o Dia da Indústria, que tem data em 25 de maio. “Queremos mostrar aos alunos o que é e quem faz parte da indústria de forma contínua”, ressalta. “Por isso, vamos anualmente realizar esse trabalho junto aos estudantes da escola e industriais do estado”, completa Karenine.

 

 

Pela manhã, o gerente industrial da Três Corações em Natal, Jorge Cysneiros, apresentou a história da empresa e o trabalho da indústria de café no Rio Grande do Norte.

 

Nesta terça-feira, as apresentações serão realizadas pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do RN (SINDMÓVEIS-RN) Ney Robson Alves, e pela presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do RN (SIFT-RN), Helane Cruz.

 

Mostra de vídeos

 

Dentro do projeto, os alunos produziram vídeos educativos sobre os 30 sindicatos industriais filiados à FIERN, como uma forma de aprofundar os conhecimentos sobre as atividades industriais e compartilhar o aprendizado com os colegas.

 

O diretor da SESI Escola de Referência de São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira, explica que a atividade serviu para que os estudantes aprofundassem os conhecimentos sobre os segmentos industriais e compartilhassem com as outras turmas. “Cada turma teve a missão de produzir um vídeo sobre um segmento industrial do estado e apresentar ao longo da programação do projeto”, detalha.