IEL-RN dá dicas para o sucesso na carreira profissional em palestra para alunos do SENAI

20/09/2024   11h53

Em mais um dia de programação da I Semana de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) trouxe uma palestra sobre o desenvolvimento de carreira profissional para os alunos dos cursos Técnico em Administração e do programa Jovem Aprendiz.

Com o tema “Dicas essenciais para se destacar em processos seletivos: Preparação, postura e crescimento profissional”, os palestrantes Bárbara Gonçalves Lima, psicóloga e responsável por desenvolvimento de Carreiras no IEL-RN, e André Cristiano de Oliveira Pereira, responsável técnico do IEL-RN, abordaram pontos cruciais para quem busca uma carreira de sucesso.

André Pereira destacou a importância da postura e das habilidades comportamentais durante uma entrevista de emprego ou estágio. E explicou como o IEL, através de seus programas, auxilia as empresas a encontrar os melhores talentos e como os candidatos podem se destacar nesse processo.

“Trouxemos a questão da postura, do comportamento, das habilidades comportamentais diante de uma vaga de estágio ou de emprego, de como eles devem se porta. E também apresentamos o IEL e o programa de estágio. E quais são essas diferenças dos modelos de contratação usados pelas empresas para buscar a competitividade e a sustentabilidade. Ou seja, os programas que o IEL traz que ajudam as empresas a ter essa competitividade”, diz André.

Bárbara Gonçalves, por sua vez, ofereceu dicas valiosas sobre a elaboração de um currículo competitivo e como se comportar em uma entrevista. Ela enfatizou a necessidade de pesquisar sobre a empresa e as perguntas mais comuns em entrevistas, além de ressaltar a importância de uma comunicação clara e objetiva.

Segundo a psicóloga, é fundamental encontrar o equilíbrio na hora de responder às perguntas: “Nem seja muito sucinto, nem fale a história de vida desde que você nasceu. O ideal é que seja uma fala equilibrada”, pontua a psicóloga, que também alertou sobre os perigos de falar demais: “Quando um candidato fala demais, o entrevistador não consegue detectar o que está querendo saber, porque não dá tempo, tem outros candidatos para entrevistar.”

A palestra do IEL-RN, no SENAI, proporcionou aos alunos uma visão mais clara sobre o mercado de trabalho e as expectativas das empresas. As dicas apresentadas pelos palestrantes são essenciais para que os jovens profissionais se preparem adequadamente para os desafios da carreira.

A I Semana de Administração do SENAI-RN aconteceu na sala de treinamento do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), em Natal/RN, e encerrou com a premiação do Grand Prix Senai de Inovação.

Texto e fotos: Jô Lopes – Edição: Sara Vasconcelos – FIERN