O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN (HIT SENAI) promove, nesta quarta-feira (22), o webinar “Hidrogênio verde e combustíveis sustentáveis”. A transmissão será realizada a partir das 16h no YouTube (clique aqui para acessar: https://www.youtube.com/live/xefR34o9MV4?si=FYSZAVmQZEAbwMwh), com apresentação de Márcia Fernanda Teixeira de Menezes, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).
Menezes é engenheira química (2019) com mestrado na área pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Fez a graduação na modalidade sanduíche (2017-2018), cursando um ano acadêmico na École Nationale Supérieure des Ingénieurs en Arts Chimiques et Technologiques (ENSIACET-INP) em Toulouse, na França.
Atuou como Analista de Meio Ambiente, prestando serviço para a Usina Termelétrica Vale do Açu, da Petrobras. Atualmente, é pesquisadora bolsista na área de sustentabilidade do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), atuando principalmente nas áreas de produção de hidrogênio e produção de combustíveis alternativos.
Avanços
O webinar e podcasts relacionados aos temas discutidos, também disponíveis no YouTube, fazem parte de uma série que o SENAI-RN lançou em outubro, em um projeto que busca amplificar informações ligadas a energias renováveis, sustentabilidade e novas tecnologias que avançam para o Brasil, a partir do Rio Grande do Norte – estado líder no país em geração de energia eólica.
O projeto abrange oito edições, com veiculação prevista até 13 de dezembro. A primeira foi ao ar no dia 25/10 e teve a participação do oceanógrafo Nicolas de Assis Bose, com o tema “Oceanografia aplicada à energia eólica offshore”. Na segunda edição, as meteorologistas Vanessa de Almeida Dantas e Ana Cleide Bezerra Amorim abordaram a “Modelagem atmosférica aplicada às energias eólica e solar”. Na terceira, o tema “Impacto das Mudanças Climáticas para as Energias Renováveis” foi apresentado pelo meteorologista, doutor em Ciências Climáticas e pesquisador do ISI-ER, Jean Souza dos Reis. Na semana passada, o meteorologista Luiz Eduardo Cho Luck e a bióloga Marina de Siqueira discutiram as “Geotecnologias Aplicadas ao Setor Elétrico”.
Os próximos episódios programados são “O Impacto da Inteligência Artificial na Transformação da Rede de Energia Elétrica: Desafios e Oportunidades”, “Modelagem de CO2 e sua aplicação em combustíveis sustentáveis” e “Análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental aplicada a energias renováveis”.
As apresentações ficam a cargo de especialistas que compõem o time de pesquisadores bolsistas do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis. O Instituto é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em energia eólica, solar e em sustentabilidade, incluindo novas tecnologias como hidrogênio verde.
Já o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, é o principal centro de formação profissional da rede nessa área, com soluções que envolvem desde qualificação e cursos técnicos até uma Especialização Técnica em Energia Eólica lançada em 2014 e a recém-criada “Especialização em gestão avançada para energia eólica” – a primeira especialização técnica do país voltada a profissionais que estão no back-office do setor, em áreas ligadas à gestão interna dos negócios (Clique aqui para saber mais: https://www.fiern.org.br/energia-eolica/#sobre).
SOBRE O HIT
O HUB de Inovação e Tecnologia (HIT), do SENAI-RN, é um complexo que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER) e os Centros do SENAI voltados à moda e alimentos (SENAI/Clóvis Motta) e à construção civil (SENAI/Flávio Azevedo). O complexo também engloba um Habitat de Inovação para grandes indústrias e foi escolhido como endereço do “Polo de Aceleração de Negócios em Energias Renováveis do Brasil”, que o SEBRAE-RN implantou, para atendimento a startups e a micro e pequenas empresas de todo o país. A partir de 2024, vai incorporar, ainda, a FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI-RN, já aprovada pelo Ministério da Educação e com início da operação previsto para o primeiro semestre do ano.
Texto: Renata Moura
Imagem: reprodução YouTube