A SESI Escola São Gonçalo do Amarante teve dois dias de intensas atividades culturais, esportivas e artísticas com a Gincana que mobilizou os alunos dos Ensinos Médio e Fundamental nos dois turnos para atividades criativas e em equipe. Os estudantes participaram com entusiasmo das competições na quinta (21.11) e sexta-feira (22.11).
“As Gincanas são tradicionais na Rede SESI do Rio Grande do Norte e programadas para que contribuam com o desenvolvimento dos alunos. Com isso, ajudam na evolução de suas habilidades sociais e na capacidade de integração”, afirmou o gerente da Escola SESI de Referência São Gonçalo do Amarante.
Ele afirmou que a gincana ajuda, de forma descontraída, na aprendizagem e na integração. O gerente da unidade escolar disse também que desde o retorno das atividades presenciais, após a pandemia de Covid, essas atividades de integração têm uma importância ainda mais significativa para recuperar a capacidade colaborativa das crianças e jovens. Com isso, essa programação com apresentações artísticas e culturais, motiva para a inovação e a criatividade e a atuação em equipe.
Nos dois dias de competição, os alunos participaram de provas que envolveram shows de talentos, testes de conhecimentos gerais, torneios de soletração, esportes, arrecadação de donativos para higiene pessoal, e outras avaliações típicas de gincanas.
“Com essas atividades, os alunos se desenvolvem, ficam motivados e usam a criatividade. Alguns passaram a semana treinando ou ensaiando. Há também uma confraternização, algo que é positivo. Tudo isso estimula o espírito de equipe, uma participação que deve ser estimulada no ambiente da escola”, disse Alexandra Macedo, supervisora escolar.
A aluna Lorrany Carmecina considera “uma honra” participar da gincana, ainda mais no show de talentos. “É um privilégio cantar, mostrar minha voz”, afirmou. E confirmou que houve um aprendizado com “uma atuação coletiva”. “Isso estimula muito o trabalho em equipe. E com os temas sugeridos também aprendemos, porque conversamos bastante sobre a indústria. E na arrecadação, mostramos união para ajudar as pessoas”, assegurou Lorrany.