Iniciativas que abrangem a cultura estão cada vez mais presentes no portfólio do Serviço Social da Indústria (SESI-RN). Para completar o leque de projetos, a instituição lançou o SESI Formando Talentos, que irá implementar um eixo de formação artística para crianças, jovens e adultos, de forma gratuita, com inscrições abertas a partir desta quinta-feira (1º). As atividades serão ofertadas no SESI Solar Bela Vista, na Cidade Alta.
Segundo a gerente executiva de Cultura do SESI-RN, Valéria Marinho, o programa funcionará com três eixos diferentes em que os alunos poderão se inscrever de forma separada, são eles:
O SESI Encena compreende atividades de ensino, pesquisa e produção na área das artes cênicas, como a dança, teatro e circo. A iniciativa busca promover o desenvolvimento socioemocional e a educação artística, cultural e cidadã através de oficinas de artes cênicas. A atividade será ofertada com oficinas de Artes Cênicas.
SESI Música, realizado através de oficinas instrumentais, coletivas para crianças, possibilitando oportunidades de aprendizado musical, estímulo à criatividade, desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Ofertada com curso de música instrumental.
E o Tecendo Arte no SESI, que irá promover oficinas de artesanato com foco no reaproveitamento têxtil e no fomento à economia criativa, com curso de bolsas de fio de malha com reuso têxtil e curso de pintura em porcelana.
Conforme explica a gerente executiva de Cultura, os três programas têm inscrições gratuitas para trabalhadores e familiares da indústria e comunidade em geral.
Ainda dentro do projeto Formando Talentos, o SESI-RN também realizará oficinas de coral, bandinha de flauta doce com percussão e fanfarras nas escolas da instituição em São Gonçalo do Amarante (SGA), Mossoró e Macau, voltadas apenas para estudantes. Os cursos acontecerão aos sábados e as inscrições serão feitas nas próprias escolas a partir desta quinta-feira (1º), com aulas iniciando no dia 12 de agosto, das 9h às 11h.
Valéria Marinho destaca que as ações culturais promovidas pelo Sistema FIERN, por meio do SESI-RN, desempenham um papel essencial na comunidade local e são fundamentais para o crescimento econômico ao estimular a criatividade, inovação e empreendedorismo, valorizando e promovendo a cultura local. “[As atividades] contribuem para a geração de emprego e renda, impulsionando o setor cultural e criativo da economia”, ressalta.
A gerente complementa dizendo que “essas ações são um meio de integração, unindo comunidades e proporcionando espaço para programas culturais. A cultura é um ponto de convergência, permitindo que diversos grupos se conectem, compartilhem experiências e fortaleçam laços sociais”.
Ela comenta que essa é uma forma que o Sistema FIERN encontrou de trabalhar com a comunidade local, em atividades para além do chão de fábrica. “Ao oferecer programas de formação, se cria um ambiente propício para o florescimento de habilidades e talentos. Ao investir em ações culturais, a FIERN e o SESI-RN não apenas enriquecem a vida das pessoas, mas também fortalecem a identidade cultural, impulsionando o desenvolvimento econômico e criando um ambiente mais inclusivo e integrado para todos”, completa.
Essas atividades dão continuidade ao caminho percorrido desde o Festival do Industriário SESI Entoando Canções, realizado no primeiro semestre deste ano, e que envolveu trabalhadores da indústria e seus familiares, colaboradores do Sistema FIERN e gestores das quatro casas – SESI, SENAI e IEL.
“Dessa forma, abrindo as portas do Solar Bela Vista, daremos continuidade às ações de cultura iniciadas com o Festival do Industriário, fortalecendo os laços com a indústria e contribuindo para a cultura do Rio Grande do Norte”, finaliza.
Como se inscrever nas Oficinas SESI Solar Bela Vista
O período de inscrições ocorrerá de 1º a 12 de agosto, sendo que o dia 12 marca também o início das aulas. Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar o RG e CPF do aluno, além do RG e CPF do responsável, caso o aluno seja menor de 18 anos. As inscrições podem ser realizadas no Solar Bela Vista, na Cidade Alta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Veja programação e atividades:
Texto: Líria Paz
Foto: Canindé Soares