BENS, MÁQUINAS E VEÍCULOS
BENS, MÁQUINAS E VEÍCULOS
Alguns bancos privados podem fornecer indiretamente o cartão do BNDES, que facilita o acesso do empresário a recursos provenientes do BNDES.
Financiamento de máquinas, equipamentos e veículos. O bem adquirido deve ser nacional e novo.
Leasing tradicional para a compra de bens duráveis, intermediado por bancos privados.
Financiamento para obras de ampliação e/ou modernização de instalações até o limite de R$ 10 milhões. A aquisição de máquinas e equipamentos também está incluída.
Financia a implantação, expansão, modernização, reforma e mudança de localização de empreendimentos industriais, incluindo o setor de mineração, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional. É possível financiar capital de giro associado ao investimento, como aquisição de insumos.
Financiamento para a aquisição ou modernização de barcos pesqueiros, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional.
CAPITAL DE GIRO
Financiamento para projetos de investimento, incluindo a realização de obras e aquisição de máquinas, até o limite de R$ 20 milhões.
O programa visa aumentar a produção, o emprego e a massa salarial por meio de financiamentos à capital de giro das empresas.
Financia a aquisição isolada de matérias-primas e insumos com recursos proveniente do Banco do Nordeste, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, para os setores:
EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Financia o desenvolvimento de atividades inovadoras de impacto comercial ou social. As empresas devem ser de base tecnológica e sediadas no Rio Grande do Norte e empresas incubadas podem ter acesso ao benefício, que tem recursos provenientes do BNDES.
Financia a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas de ensino superior e/ou de pesquisa, com recursos do CNPq. Visa a dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e à criação de novos grupos em todas as áreas de conhecimento.
Financia projetos que apresentem soluções tecnológicas de impacto social ou comercial e tenham sido desenvolvidos por pesquisadores associados ou em parceria com empresas. É executado por meio de editais e com recursos provenientes do BNDES.
Fundo de natureza constitucional, atrelado à receita orçamentária do Estado, que objetiva apoiar financeiramente programas de pesquisa e desenvolvimento considerados relevantes pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia.
Financia a realização de projetos de pesquisa e difusão tecnológica, com vistas ao desenvolvimento, adaptação ou aperfeiçoamento de produtos e processos de interesse para o setor produtivo do Nordeste, com recursos provenientes do Banco do Nordeste.
Financia investimentos que viabilizem inovações em produtos, serviços, processos e/ou marketing de empresas de indústria regional, de software e de tecnologia da informação, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional.
Fomento a Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, com recursos provenientes do BNDES.
Disponibiliza recursos para investimentos na indústria de software e serviços de tecnologia da informação nacionais, visando à comercialização no mercado interno e externo.
Financia os investimentos necessários para a introdução no mercado de micro, pequenas e médias empresas inovadoras. A empresa deve estar articulada com os demais atores do Sistema Nacional de Inovação, com ações contínuas de melhorias incrementais em seus produtos e/ou processos, além do aprimoramento de competências.
Financia investimentos em melhoria de qualidade na educação superior.
Concede bolsas de estudo para mestres e doutores realizarem pesquisas em pequenas e médias empresas, com recursos provenientes do BNDES, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
MICRO E PEQUENO EMPRESÁRIO
Destina-se à implantação, expansão, modernização, reforma e mudança de localização de empreendimentos, bem como a aquisição de veículos e imóveis, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional.
Tem a função ser avalista em operações contratadas por micro e pequenas empresas, para reduzir as dificuldades de acesso ao crédito e suprir a carência de garantias, embora não como seguro de crédito. Garante 80% do crédito após aceitação do banco emprestador, com recursos provenientes do SEBRAE/RN.
Destinado apenas para micro e pequenas empresas nos setores de comércio e serviços, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional.
PROJETOS E EMPREENDIMENTOS AGROPECUÁRIOS
Financia o custeio, colhetia, estocagem e a comercialização de lavouras cafeeiras, com recursos provenientes do Tesouro Nacional.
Financia projetos que possibilitem a preservação, conservação, controle e/ou recuperação do meio ambiente, com foco na sustentabilidade e no aumento da competitividade das empresas e cadeias produtivas.
Financia a implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos rurais, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional. Exceções: investimentos ligados à irrigação, drenagem e setor florestal.
Financia lavouras periódicas, extração de produtos vegetais e custeio pecuário sob a modalidade de crédito rotativo, ou seja, com uma linha de crédito que pode ser utilizada de forma automática, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional.
Financia a implantação, ampliação, modernização e recuperação de empreendimentos irrigados, incluindo a elaboração de projetos básicos e executivos de irrigação, drenagem e estudos ambientais, entre outros, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional.
om recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional, financia ações para a comercialização de produtos agropecuários, como:
Financia o custeio das atividades agrícolas, pecuárias e de beneficiamento ou industrialização de produtos agropecuários, incluindo a implantação de lavouras periódicas, manutenção e colheita de lavouras permanentes, gastos com exploração pecuárias, entre outros. Recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional.
Financia a implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos de aquicultura e pesca, incluindo investimento, custeio, beneficiamento, armazenamento e comercialização da produção, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional.
Financia investimentos direcionados ao setor agroindustrial, desde o capital de giro necessário, até a aquisição de unidades já construídas, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional.
Financia projetos de incremento à competitividade das cooperativas agroindustriais brasileiras por meio de melhoras nos sistemas produtivos e de comercialização.
Financia investimentos em desenvolvimento de atividades agropecuárias irrigadas e ampliações de capacidade de armazenagem das propriedades rurais.
Financia investimentos em infraestrutura que impactem em qualquer etapa da produção agropecuária.
Financia a compra de máquinas e equipamentos para a produção agropecuária. O bem adquirido deve ser novo e nacional.
Financia investimentos dedicados a:
O crédito do PRONAF se destina à aquisição de máquinas, veículos, equipamentos, embarcações de pesca, matrizes e reprodutores, entre outros.
Financia a aquisição isolada de animais bovinos para recria e/ou engorda a pasto.
Financia a aquisição de insumos e matéria-prima de origem agropecuária.
Linhas de crédito para o aumento de produção e a geração de emprego e renda no setor agropecuário e de aquicultura e pesca, com recursos provenientes do BNDES. Requisitos: aprimorar técnicas de cultivo e manuseio, ampliar a assistência técnica, modernizar equipamentos, investir em pesquisa e garantir mais estrutura à cadeia produtiva.
TURISMO
Financia empreendimentos na área do turismo, bem como investimentos que fortaleçam a cadeia produtiva do turismo, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional.
Financia a ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos com recursos provenientes do Ministério do Turismo. Destinado a empresas de qualquer porte, com faturamentos há mais de 36 meses consecutivos e que atuem no setor de turismo.
MULTISSETORES
Tem o objetivo de estimular a implantação, ampliação ou a modernização de estabelecimentos industriais, agroindustriais, comerciais e turísticos, com recursos provenientes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Os estabelecimentos devem ser localizados no Rio Grande do Norte.
Financia investimentos de longo prazo, além de capital de giro e custeio, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional.
INCENTIVO À EXPORTAÇÃO
Financia a revitalização de empresas brasileiras que foram afetadas negativamente pela conjuntura econômica internacional. Prioriza a agregação de valor ao produto nacional, a adoção de métodos mais eficientes de produção e a inserção dos produtos no mercado internacional.
Financia produção de bens de capital destinados à exportação. Os serviços de projeto básico de detalhamento de engenharia também são passíveis de financiamento.
Financia a aquisição de matérias-primas e insumos para a fabricação de bens e para a constituição de estoques de empresas comerciais do Nordeste, com recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional. Exclusivo para empresas de produção industrial e agroindustrial voltadas para a exportação;
OUTROS
Financia empreendimentos ligados à infraestrutura na região Nordeste, incluindo obras relacionadas a Zonas de Processamento de Exportação – ZPEs, com recursos provenientes de Banco do Nordeste. Disponível para os seguintes setores:
Financia investimentos destinados às adequações às exigências da ANVISA, com recursos provenientes do BNDES.