A Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), sediou pelo quarto ano consecutivo o Prêmio Band Cidades Excelentes 2024, na noite desta terça-feira (18). O vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira, representou a Federação no evento, que reuniu empresários, deputados estaduais, prefeitos e secretários municipais e estaduais para premiar as boas práticas das gestões públicas municipais.
A iniciativa é do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, e tem a finalidade de incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros.
Vilmar Pereira entregou os prêmios relacionados ao pilar “Sustentabilidade” aos municípios que mais evoluíram em práticas e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável nos últimos quatro anos.
“Nós reconhecemos o trabalho desses gestores para o desenvolvimento de seus municípios nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e sustentabilidade. Essa noite é importante, pois incentiva cada vez mais o bom trabalho de cada um”, disse o vice-presidente da FIERN.
Em seu discurso de abertura, o superintendente da Band no Rio Grande do Norte, João Soares, detalhou a iniciativa. “Tenho a certeza que todos que estão aqui são vencedores. A nossa edição especial de evolução traz exatamente o apanhado dos quatro anos de gestão e tenho a certeza que vamos, junto com vocês, levar as boas práticas da gestão pública”, afirmou.
Também prestigiaram a premiação, o presidente do SIMETAL-RN, Vilmar Segundo, e a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias.
Prêmio Band Cidades Excelentes 2024
O Cidades Excelentes é realizado em cada estado brasileiro, com as categorias divididas por população municipal de menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. A avaliação dos municípios é feita com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila.
Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.