Cumprindo agenda em municípios do Seridó Potiguar, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz se reuniu com membros da direção da Associação Seridoense de Confecções (Asconf), em Acari. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (10) e foi necessário para debater parcerias e soluções para fortalecer o setor têxtil nos municípios da região.
Serquiz comenta que o encontro foi finalizado com direcionamentos de apoio a indústria de confecção, mais precisamente as oficinas de costura. Ele detalha que a associação apresentou demandas que buscam uma melhor performance e competitividade.
“Saímos com pautas na área tributária, outras que se relacionam com a questão da digitalização do setor; e ainda das que tratam dessa luta referente aos descontos que estão sendo concedidos nas compras online e prejudicam demais o setor de confecções”, detalha Roberto Serquiz.
O presidente da FIERN também citou a importância de conectar os empresários com o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Norte (SINDVEST-RN). “É importante colocar a ligação da associação com o nosso sindicato, que essa indústria esteja na Federação”, finaliza.
De acordo com a presidente da Asconf, Marionete Medeiros, o estado possui 119 oficinas que empregam de forma direta 4 mil colaboradores. Ela complementa, ainda, que a maior parte dos empreendimentos estão localizados em municípios seridoenses, mas também podem ser encontrados em outras cidades do Oeste potiguar.
Medeiros comenta que a reunião foi importante para aproximar as entidades e trazer boas perspectivas para o setor. “Esta é uma aproximação necessária e de muita importância para nós enquanto associação. E essa reunião hoje me deixou muito confiante diante das perspectivas e a abertura de caminhos para melhores condições para a nossa indústria, para as oficinas de costura”, disse.
Também participaram da reunião, o vice-presidente da Asconf, Luís Lupécio; o tesoureiro, Zeca Araújo; e a secretária Rosineide de Araújo.
Pelo Sistema FIERN, participaram do encontro o 1° vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira; o diretor 1° secretário, Heyder Dantas; o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins; diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra; a diretora da FIERN, Fátima Dantas e o presidente do SINDIBONÉS-RN, Francisco Sena; e o diretor, Jaedson Dantas.
Além da coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado, Ana Adalgisa Dias; a coordenadora executiva de Assuntos Corporativos; e a gerente da Assessoria de Comunicação, Juliska Azevedo.
Agenda
Ainda nesta sexta-feira, o Sistema FIERN visita empresas do setor boneleiro nos municípios de São José do Seridó e Caicó, além de se reunir com a diretoria do SINDIBONÉS-RN.