A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) homenageia, nesta sexta-feira (6), industriais e apoiadores da indústria potiguar com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore. A cerimônia de agraciamento acontece no Olimpo Recepções, às 20h, em cerimônia restrita à Diretoria da FIERN e convidados.
Serão agraciados, nesta edição, os empresários Francisco Vilmar Pereira, José Garcia da Nóbrega, Edilson Trindade, Helane Cruz, Marize Tavares e Everton Padilha. A homenagem será entregue como reconhecimento a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, trabalho para o desenvolvimento da indústria e em defesa da livre iniciativa.
Na ocasião, também será entrega a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, mais alta comenda concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aos empresários que contribuem para o fortalecimento da indústria nacional e para o crescimento sustentado da economia brasileira. Neste ano, será homenageado o industrial Amaro Sales de Araújo, vice-presidente da CNI.
Na edição anterior, foram agraciados com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore os empresários Marinho Herculano de Carvalho, Zauleide de Queiroz Leite, Amaro Sales de Araújo, Sandro Jorge Peixoto de Lima, Maria de Fátima Dantas, Edésio Teixeira Lima, Roberto Zitelmann de Oliva e José Hamilton Mandarino de Mello.
Conheça os homenageados:
Francisco Vilmar Pereira
Empresário nos ramos petrolífero, de gás natural e imobiliário, é diretor-presidente das empresas Vipetro, Petroforte Factoring e Petroimóveis. Também atuou durante trinta anos no ramo da aviação com a VASP. Atualmente, é 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), foi presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Estado do Rio Grande do Norte (SIMETAL-RN), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial (ACIM) de Mossoró.
José Garcia da Nóbrega
Atua desde a década de 1970 na indústria e na agropecuária. Ao longo dos anos, sua empresa exerceu atividades relacionadas à fabricação de óleos vegetais e fabricação de artefatos têxteis. Em 2013, foi eleito, pela primeira vez, presidente do Sindicato da Indústria de Beneficiamento de Fibras Vegetais e do Descaroçamento de Algodão do Rio Grande do Norte (SINDFIBRAS-RN). Tem atuado diretamente na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), sendo diretor 2º secretário na gestão de Amaro Sales e, atualmente, é diretor 1º tesoureiro da FIERN.
Edilson Trindade
É um dos vice-presidentes da FIERN e delegado do SINDLEITE-RN. Desde a década de 1970 atua no setor de laticínios no Rio Grande do Norte. Iniciou sua trajetória entregando leite na Cooperativa de Laticínios de Natal — CLAN. Algumas décadas mais tarde, assumiu a CLAN, que passou a se chamar Comercial de Laticínios de Natal Ltda. e, desde então, vem aprimorando a produção com controles de qualidade, sem esquecer de cuidar da sustentabilidade, com um grande portfólio de produtos e atendendo os estados da Paraíba e Ceará. Em 2024, recebeu pela 14ª vez o prêmio Top Natal como marca mais lembrada de laticínios da capital potiguar.
Helane Cruz
Presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Norte (SIFT-RN). É formada em Serviço Social pela a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e mestre em Administração de Negócios na área de Serviço de Saúde e Gestão Hospitalar pela Faculdade de Ciência da Administração e Direito de Pernambuco (FCAP/UPE). Por alguns anos morou em Minas Gerais e Pernambuco, onde trabalhou em empresas do Grupo FIAT, no ramo automobilístico. Retornou ao Rio Grande do Norte para atuar no segmento têxtil.
Marize Tavares
Formada em Administração pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), pós-graduada em Gestão da Qualidade Total pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduada em Direito pela Universidade Potiguar (UNP). Atualmente é Assessora Jurídica e Administrativa da Indústria de Plásticos Andrea Ltda. (IPLAN), além de ser vice-presidente do Sindicato Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Rio Grande do Norte (SINDIPLAST-RN).
Ana Cristina Araújo
Fundadora da Caicó Picolés e Sorvetes, empresa associada ao Sindicato da Indústria de Sorvetes, Congelados e Derivados do Estado do Rio Grande do Norte – SINDISORVETE/RN. Há mais de 30 anos atua no ramo, tendo iniciado com a fabricação caseira de picolés, hoje modernizou e ampliou os investimentos em estrutura e maquinário, fabricando também sorvetes, gelo em cubo e açaí.
Everton Padilha
Iniciou sua história na pesca com o pai, que trabalhou como pescador por oito anos no litoral paulista. Em 2002, inicia sua trajetória profissional, com a empresa consolidada no Pará na pesca de camarão rosa e do atum. Já em 2007, eleva o patamar da empresa ao abrir mercado direto com clientes nos Estados Unidos, iniciando uma operação inteiramente sem intermediários. Os anos seguintes foram de prosperidade e investimentos para o crescimento do negócio. Atualmente, a Oceano Pesca conta com 100 funcionários diretos e 50 indiretos.
Sobre a Medalha
A Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore é outorgada, anualmente, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte aos que se destacaram como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte.
A homenagem ao industrial Walter Byron Dore foi instituída em abril de 2014, na terceira reunião do ano da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), realizada na Casa da Indústria, por proposição do presidente Amaro Sales de Araújo em dar o nome do industrial à Medalha do Mérito Industrial Potiguar.