FIERN recebe encontro de representantes dos Ecossistemas Locais de Inovação do RN

13/12/2024   17h23

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) recebeu um time de 35 representantes dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) para o alinhamento de ações que envolvem avanços de políticas públicas, ambiente de negócios, desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de gestão. A reunião aconteceu na última terça-feira (10), na Casa da Indústria.

 

O encontro foi organizado pelo Sebrae-RN, que pautou um espaço para apresentação das principais ações dos ELIs, de forma a divulgar e potencializar diferentes planos de trabalhos que promovam o desenvolvimento local sob a ótica da inovação. Participaram, além do ELI de Natal, os de Caicó, Vale do Assú e Cabugi, Macaíba, Pau dos Ferros, Mossoró, Currais Novos, Nova Cruz, Agro e Santa Cruz.

 

O espaço se propõe a mapear ações relevantes, fortalecidas pela metodologia que incluem análise e intervenção que promovam fortalecimento dos ecossistemas de inovação, incluindo etapas que vão desde a caracterização do ELI e suas potencialidades sócio econômicas, identificação de maturidade e fortalecimento por meio de atuações conjunta.

 

 

A secretária executiva da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN, Susie Macêdo, apresentou um plano de ação em inovação alinhado ao Mapa Estratégico da Indústria desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “O direcionamento de esforços públicos e privados em prol do aprimoramento de iniciativas que desenvolvam a produtividade, tecnologia e inovação aumentam a competitividade dos setores e geram benefícios socioeconômicos para a indústria e o conjunto da economia”, destacou.

 

Outros pontos de destaque apresentados foram a elaboração de indicadores com base na estrutura do Mapa Estratégico da Indústria e a definição de iniciativas que permeiam acompanhamento e aprovação da Reforma Tributária, diretrizes da Nova Indústria Brasileira, estímulo à exportação, desenvolvimento de tecnologias para agregação de valor nas cadeias produtivas, ações de PDI em parceria com a EMBRAPII e um estudo de áreas estratégicas locais e nacional.