A FIERN prestigiou o evento de celebração pelos 50 anos da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), nesta sexta-feira (11), em Natal. O evento contou com uma palestra do economista e ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, com uma análise sobre o atual momento econômico global e seus efeitos sobre o Brasil.
O evento contou com as contribuições de Bruno Batista, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), abordando o tema da sustentabilidade no setor; e Francisco Christovam, da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que trouxe reflexões sobre os rumos da mobilidade urbana no país. Também foi lançado o livro “50 Anos da Fetronor”, um registro histórico do papel da federação no fortalecimento do transporte de passageiros no Nordeste.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, parabenizou a Federação dos Transportes pelas cinco décadas de atuação. “A celebração contou com uma palestra muito importante sobre a economia mundial, com tarifas impostas postos pelo governo americano, e sobre a necessidade de o país observar sua produtividade e controlar a inflação. Foi um passeio por tudo aquilo que pode impactar na economia, a partir de todo esse momento de incerteza”, comenta. “Fico feliz de participar desse momento de alegria e, assim, aplaudir a Fetronor”, completa.
Já o 1º vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira, comentou que a relação próxima entre as Federações é fundamental para o desenvolvimento do estado. “Esse evento foi de suma importância para tomarmos conhecimento sobre os principais desafios e oportunidades do setor de transportes”, afirmou.
Em seu discurso, o presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, destacou a história de atuação da Fetronor em prol do transporte de passageiros ao longo das últimas cinco décadas e apontou caminhos para o futuro do setor. “Queremos entender de que forma as novas tecnologias, como a inteligência artificial, podem otimizar rotas e todo o transporte de passageiros”, disse.
Também participaram do evento a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, e o presidente da CNT, Vander Costa.