FIERN premia com Medalha do Mérito Walter Byron Dore empresários e apoiadores da indústria potiguar

15/12/2023   14h54

 

Em uma cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (14), a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) concedeu a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, a mais alta distinção destinada a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, contribuições para o desenvolvimento da indústria e defesa da livre iniciativa, a  empresários e apoiadores da indústria potiguar. O evento, no Versailles Recepções, reuniu diretores e gestores da FIERN, representantes do governo, do setor produtivo e da imprensa.

 

Foram homenageados com a Medalha do Mérito Industrial Walter Bryon Dore os empresários Amaro Sales de Araújo, Marinho Herculano de Carvalho, Zauleide de Queiroz Leite, Sandro Jorge Peixoto de Lima, Maria de Fátima Dantas, José Hamilton Mandarino de Mello, Edésio Teixeira Lima e Roberto Zitelmann de Oliva.

 

 

A comenda é outorgada anualmente, pela Federação, aos que se destacam como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte.

 

Em discurso, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, parabenizou os homenageados deste ano, que atuaram efetivamente para o desenvolvimento econômico e industrial do RN. “Todos os homenageados com a medalha Walter Byron Dore são merecedores porque dignificam a indústria potiguar. Merecem nossos aplausos e diferenciada estima. A história desse prêmio, me conduz a homenagear a todos, que ontem e hoje, cada um a seu tempo e modo, representa muito para a história da indústria do Rio Grande do Norte”, disse.

 

 

E ressaltou as ações das primeiras semanas de sua gestão, como o projeto de Meritocracia Sindical. “O Rio Grande do Norte deve ser um estado atrativo a novas empresas, promovendo a geração de riquezas e a evolução social para o seu povo. A unidade de todos em função de uma pauta comum é prioridade, e o papel de cada Sindicato da Indústria, ancorado no projeto de Meritocracia Sindical, é fundamental neste processo”, comentou.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado, prestigiou o evento e representou a governadora Fátima Bezerra.  Na cerimônia, ele parabenizou e reconheceu o trabalho dos homenageados. “Admiro e respeito o trabalho de todos vocês. Vocês são vencedores, vocês fazem acontecer. A história de cada um dos homenageados orgulha todo o Rio Grande do Norte”, declarou.

 

O vice-presidente da CNI e um dos homenageados com a medalha, Amaro Sales, falou em nome dos demais agraciados. Em sua fala, agradeceu à FIERN e parabenizou os empresários homenageados, citando detalhes da trajetória de cada um. Para ele, é um orgulho receber a honraria do lugar que presidiu por 12 anos.

 

“O trabalho das senhoras e dos senhores é imprescindível para o crescimento econômico e para a geração de empregos e de renda no estado e na região Nordeste. O espírito empreendedor que orienta as ações desses empresários também é a principal marca da trajetória vitoriosa de Roberto Serquiz, indicado pela FIERN para receber a Ordem do Mérito Industrial da CNI”, completou.

 

O homenageado Edésio Teixeira Lima, vice-Almirante e diretor-presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), referência em logística nacional, não pôde atender o evento por questões de agenda. Assim como Roberto Zitelmann de Oliva, presidente do Conselho da Intermarítima, que recebeu no mesmo dia uma homenagem nos Estados Unidos.

 

Presidente da FIERN recebe comenda da CNI

 

O presidente da Federação, Roberto Serquiz, foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, outorgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante a solenidade. Empresário do ramo da água mineral e reciclagem, Serquiz  recebeu a honraria que foi entregue pelo vice-presidente da Confederação, Amaro Sales, que representou o presidente Ricardo Alban na cerimônia.

 

“Além de ser o ilustre anfitrião desta noite tão especial, o empresário Roberto Serquiz, está sendo homenageado com a Ordem do Mérito Industrial da CNI pela exitosa trajetória empresarial e pela relevante atuação em defesa da indústria potiguar”, disse o vice-presidente da CNI, Amaro Sales.

 

 

Serquiz teve uma destacada carreira em cargos de liderança em diversas organizações. Antes de chegar à presidência, foi diretor tesoureiro da FIERN por 12 anos. Em discurso, agradeceu a honraria.

 

“Com a mesma humildade e desejo de servir com que tomamos posse, há 43 dias, recebo esta honraria hoje com responsabilidade renovando os meus compromissos de trabalho, transparência, disponibilidade, comprometimento e lealdade para bem exercer a Presidência do Sistema FIERN”, agradeceu Serquiz.

 

Homenageados agradecem e destacam geração de empregos

 

O fundador e proprietário da Sadio, Sandro Peixoto, destaca que a honraria deve motivá-lo a continuar trabalhando em prol do desenvolvimento no estado. “Para mim, é motivo de orgulho e muita satisfação receber a Medalha do Mérito Walter Byron Dore, a maior honra da indústria do Rio Grande do Norte. Isso me enche de orgulho e me motiva cada vez mais a continuar trabalhando, gerando emprego e renda para o nosso estado”, afirmou.

 

Além dele, a empresária e dona da Bonelaria Dantas, Maria de Fátima Dantas, agradeceu e dividiu a medalha com sua família, demais homenageados e outros empresários presentes. “Quero aqui agradecer a todos vocês. Essa medalha não é só minha. É minha e de vocês também”, disse.

 

O empresário José Hamilton Mandarino de Mello, da Salinor, também discursou na cerimônia. Natural de Piquete, São Paulo, destacou o compromisso com a geração de empregos no RN. “Eu falo com muito sentimento porque, apesar de vir de outro estado, nós temos um movimento progressivo no Rio Grande do Norte. E queria deixar registrado o nosso compromisso de assim permanecer, procurando investir no estado, valorizar as pessoas que conosco trabalham. O nosso efetivo é quase que inteiramente oriundo desse estado”, detalhou.

 

Ele também dedicou a honraria aos seus colaboradores. “É uma medalha que eu gostaria de dividir com todos que trabalham na empresa. Nós completamos esse ano 20 anos à frente da Salinor. Uma empresa que vem modernizando seus processos, melhorando a sua performance”, completou.

 

Texto: Líria Paz

Fotos: Moraes Neto