A presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Norte (SIFT-RN), Helane Cruz, a diretora da FIERN Jovem, Déborah Sayonara, e a diretora do SENAI Santa Cruz, Luciene Pontes, participaram nesta quinta-feira (03/04) da solenidade de lançamento do Programa Costura + RN, no auditório da Governadoria. O Sistema FIERN, por intermédio do Serviço de Aprendizagem da Indústria (SENAI-RN), integra a parceria que desenvolverá o programa, que visa capacitar interessadas na formação em costura industrial.
O projeto — regulamentado por um decreto assinado durante a solenidade — tem como meta a qualificação de 1.850 costureiras em 37 municípios do Rio Grande do Norte, além de orientar na área de empreendedorismo e oferecer crédito facilitado para aquisição de máquinas. A parceria é entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, SENAI-RN, SEBRAE e Agência de Fomento (AGN).
“A Federação das Indústrias apoia essa iniciativa”, afirmou Helane Cruz, que destacou a participação do SENAI entre as instituições parceiras. A presidente do SIFT-RN ressaltou também que o projeto reúne aspectos fundamentais para estimular a atividade produtiva no setor, principalmente por estar oficialmente regulamentado.
E apontou que a assinatura do decreto, ao definir os rumos e normas do programa, vai facilitar a execução. “A assinatura do decreto deve facilitar o crédito e a formação de micro e pequenos empreendedores. E esse acesso ao financiamento, com taxas de juros mais baixas, trará mais facilidades”, observou Helane Cruz.
A presidente do SIFT citou que hoje são 780 empresas nos setores de fiação, tecelagem e confecções no Estado. Com esse programa, poderá chegar a mil, com uma perspectiva otimista. “Isso traz uma convergência de ações positivas”, salientou.
Déborah Sayonara também destacou as ações planejadas do programa que se complementam. “Esse projeto vai capacitar, estimular o empreendedorismo na promover a moda potiguar”, afirmou.
O Costura + RN tem o objetivo de estimular a geração de oportunidades e renda no setor de confecções, ao assegurar capacitação em costura industrial e empreendedorismo, acesso a crédito facilitado e promoção da moda potiguar.
A intenção é estimular o desenvolvimento em uma área na qual há crescente interesse por formação profissional no Rio Grande do Norte. Para isso, oferecerá qualificação, além de assegurar crédito facilitado para a aquisição de máquinas aos microempreendedores capacitados, com acompanhamento de políticas de assistência social. O programa inclui também a promoção da moda potiguar com eventos que destacam a qualidade e beleza da produção do RN.
“Trata-se de uma iniciativa importantíssima, porque significa oportunidades. Esse programa vai qualificar em uma área na qual o Estado já demonstrou ter um grande potencial”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
O programa deve formar 1.850 alunos nos cursos de corte e costura em 37 municípios. Também participaram da solenidade de lançamento do programa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, e prefeitos, entre os quais Fernando Antônio Bezerra, de Acari, deputados estaduais, demais secretários, vereadores e representantes de entidades do setor produtivo.
Na primeira etapa, o Costura + RN será executado nos municípios de Acari, Afonso Bezerra, Campo Grande, Campo Redondo, Ceará-Mirim, Cruzeta, Currais Novos, Governador Dix-Sept Rosado, Lucrécia, Parelhas, Patu, Poço Branco, Santo Antônio, São Fernando, São Miguel, Touros, Umarizal, Baraúna, Caraúbas, Extremoz, Felipe Guerra, Grossos, Jandaíra, Jardim de Seridó, Lagoa d’Anta, Macaíba, Messias Targino, Nova Cruz, Porto do Mangue, Riachuelo, São Paulo do Potengi, São Rafael, Serrinha, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Upanema e Venha-Ver.