FIERN participa do lançamento do Conexão ODS, o maior evento de sustentabilidade do Nordeste - FIERN

FIERN participa do lançamento do Conexão ODS, o maior evento de sustentabilidade do Nordeste

15/04/2025   11h22

A diretora Tercina Suassuna representou a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) no lançamento do Conexão ODS, nessa segunda-feira (14), na sede do Sebrae-RN. O lançamento, que teve participação da governadora Fátima Bezerra, autoridades públicas, empresários e pesquisadores da área da sustentabilidade, serviu para apresentar parte da programação e das temáticas do evento principal, que acontece de 7 a 9 de agosto de 2025, no Hotel Senac Barreira Roxa.

 

O Conexão ODS é dedicado ao debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com foco na sustentabilidade e negócios de impacto. Realizada pela primeira vez no Rio Grande do Norte, a iniciativa é uma parceria entre o Sebrae-RN, o Pacto Global – Rede Brasil e a organização Somos Um, cofundadora da iniciativa, lançada originalmente no Ceará em 2023. A proposta é engajar lideranças empresariais na construção de um futuro mais justo, sustentável e equilibrado, por meio de debates sobre questões sociais, ambientais e de governança.

 

 

Tercina Suassuna destaca que é um privilégio para o Rio Grande do Norte receber a segunda edição do evento. “Nós, enquanto indústria, temos que produzir com responsabilidade social e permanentemente contribuir com a sustentabilidade do nosso planeta. O Conexão ODS vai evidenciar e sensibilizar a sociedade, iniciativa privada e poderes públicos para ações urgentes e necessárias e contribuir para o diálogo e replicar modelos bem-sucedidos da temática”, afirma.

 

A governadora Fátima Bezerra prestigiou o evento de lançamento. “Iniciativas como essa comungam com aquilo que nós desejamos, que é a luta por um mundo mais sustentável, pacífico e justo”, comenta.

 

Já a presidente da Somos Um, Ticiana Rolim, explica que o evento é baseado na reflexão sobre o papel de cada setor da sociedade para alterar o curso da história e construir um mundo melhor. “A ideia de realizar um evento sobre impacto positivo no Nordeste nasceu na sede da ONU há dois anos, quando participei pela primeira vez do SDGs, evento do Pacto Global. Em 2023, concretizamos a primeira edição do Conexão ODS no Ceará. Este ano, chegamos a Natal, com o apoio do Sebrae local, pois entendemos que esta pauta precisa ser levada para todo o Nordeste”, aponta.

 

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, ressalta o papel da instituição na realização do Conexão ODS. “O nosso papel, enquanto Sebrae, é disseminar os ODS, fazer com que as pequenas empresas conheçam, incorporem e respeitem essas metas, ajudando a alcançá-las. Além de informar, precisamos mostrar como aplicar os ODS e fazer a diferença na sociedade e nas mudanças climáticas”, pontua.

 

Durante o lançamento do Conexão ODS, o neurocientista Sidarta Ribeiro, que é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e um dos fundadores do Instituto do Cérebro, fez um alerta sobre a urgência de repensar os rumos da sociedade e do planeta. “O clima está doente, a sociedade está muito doente, há uma concentração de riqueza imensa e uma grande incerteza sobre o futuro da maioria da população mundial. Isso é um paradoxo, pois nunca acumulamos tanto capital financeiro e cultural”, disse. “Vivemos um momento em que podemos tudo, mas não conseguimos quase nada”, completa.