FIERN participa do Encontro Nacional da Indústria, em Brasília

26/11/2024   17h17

A Federação das Indústrias o Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) vai marcar presença no Encontro Nacional da Indústria (ENAI) deste ano. Além do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, membros da diretoria, presidentes de sindicatos e gestores do Sistema Indústria vão participar do evento, que acontece nesta quarta-feira (27), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

 

A abertura do evento contará com a participação do Vice- Presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, bem como do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.

 

ENAI 2022 – Foto: Iano Andrade/CNI

 

Serquiz, que também preside o Conselho de Micro, Pequenas e Médias Empresas da CNI (COMPEM), vai compor a mesa redonda “Desafios para a competitividade das Micro e Pequenas Empresas”, que acontece às 16h20. Ele dividirá o palco com Adriano Seabra, que é coordenador-geral de Ambiente de Negócios do Ministério do Empreendedorismo, com Fábio Krieger, gerente de Competitividade do SEBRAE, e Mário Sérgio Telles, superintendente de Economia da CNI.

 

Promovido a cada dois anos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ENAI é o principal evento de mobilização do setor industrial no Brasil. Com o tema “Neoindustrialização e redução do Custo Brasil: uma nova indústria para um futuro sustentável”, a 14ª edição traz uma abordagem voltada para o futuro da indústria, alinhando avanços tecnológicos, inovação e sustentabilidade às demandas do século 21.

 

O evento propõe uma revisão da industrialização tradicional, incorporando tecnologias como a Indústria 4.0, digitalização e automação, sempre com foco na responsabilidade social e ambiental. Essa nova visão busca uma indústria mais competitiva, inovadora e alinhada aos desafios globais, garantindo a prosperidade a longo prazo.

 

Nesse contexto, a programação conta com diversos painéis e mesas redondas com variados temas, que vão desde o protagonismo feminino na economia à produtividade e inovação. O evento também terá os lançamentos do movimento empresarial pela saúde e segurança dos trabalhadores e do Observatório do Custo Brasil, uma ferramenta de transparência para acompanhar as ações de redução do “Custo Brasil”, além da entrega do Prêmio Excelência Sindical da Indústria, que reconhecerá Federações e Sindicatos que implementaram ações de fortalecimento sindical.