O diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC/FIERN), Djalma Barbosa Júnior, participou da reunião do projeto “Novos Líderes Industriais”, realizada na última quarta-feira (14), no Observatório Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na sede da CNI, em Brasília. O encontro teve como objetivo dar continuidade à estruturação nacional da iniciativa, que busca incentivar jovens ao empreendedorismo industrial e aproximá-los das entidades representativas.
Durante a reunião, Djalma Barbosa Júnior explicou que o projeto inclui um treinamento com duas imersões, visando criar conexões com países que já possuem programas de sucessão industrial. “O evento foi bastante oportuno devido à apresentação do primeiro projeto do IEL Nacional para o movimento de novos líderes industriais. É um programa de sucessão, um treinamento, uma imersão de 16 horas depois de outra de 40 horas”, explica.
Ele destaca que também foi discutida a criação de um comitê de novos líderes latino-americanos e globais. O diretor ressalta que a iniciativa será apresentada no próximo ano e que, no momento, está em busca de novos parceiros.
O projeto “Novos Líderes Industriais” é uma estratégia nacional coordenada pelo Núcleo Central do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que desde maio deste ano assumiu a secretaria executiva da iniciativa. O IEL tem conduzido a construção do projeto por meio de debates sobre a importância da preparação de novos líderes para a indústria do futuro.
Atualmente, nove Federações das Indústrias já participam do projeto, com a expectativa de ampliar esse número.
A coordenadora nacional do projeto, Diana Castro, ressaltou a importância da estratégia para o futuro da indústria. “Ter tornado o projeto uma estratégia nacional demonstra toda a atenção com a indústria do futuro. Os líderes atuais precisam discutir com a nova geração, para que possam realizar o melhor processo de sucessão”, disse.
A participação dos membros em mesas redondas no Encontro Nacional da Indústria (ENAI), promovido pela CNI, também foi pauta da reunião, como também o Encontro Nacional de Novos Líderes, em Salvador.