A coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, representou a Federação na segunda reunião de 2024 da Rede Relgov, de Relações Governamentais, ligada à Confederação Nacional da Indústria (CNI). No encontro, realizado de forma virtual, ela compartilhou exemplos de casos bem-sucedidos relacionados à defesa dos interesses da indústria no Rio Grande do Norte, destacando as ações voltadas para o fortalecimento sindical no estado por meio do projeto de Meritocracia Sindical da FIERN.
Foram detalhadas quatro ações para impulsionar o desenvolvimento industrial do estado: a criação de um Polo Industrial Boneleiro no município de Serra Negra do Norte; o desenvolvimento do Polo Industrial Moveleiro, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias (SINDMÓVEIS-RN) e a Unidade de Desenvolvimento Industrial; a iniciativa do Polo de Confecções do Seridó, abrangendo os municípios de Caicó e Acari; e um projeto habitacional em andamento com os sindicatos da construção civil de Mossoró e do RN.
Ana Adalgisa lembra que a apresentação foi feita em conjunto com as representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Priscila Souza e Silvia Xavier. A Federação mineira também conta com um projeto de Meritocracia Sindical voltado para o crescimento do associativismo e em prol do desenvolvimento econômico.
“Em cinco meses já estamos apresentando esse projeto com resultados para toda a rede RELGOV da CNI. Então, hoje nós vamos apresentar a todas as federações, junto com a FIEMG, esse projeto de meritocracia. Essa apresentação mostra que este é um projeto pioneiro, que desperta o interesse de outras federações, e também mostra o protagonismo da própria Federação das Indústrias na defesa de interesses e no desenvolvimento sindical”, comenta a coordenadora executiva.
Sob a coordenação de Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI, a reunião abordou assuntos relacionados à transição energética, além de detalhar a Agenda Legislativa da Indústria 2024.
Texto e fotos: Líria Paz