A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou, na tarde desta terça-feira (16), da Reunião do Conselho de Administração do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX-RN). A pauta da reunião destacou o papel das parcerias e a aprovação das contas do ano de 2023, que foram aprovadas por unanimidade.
Para Susie Alves Silva de Macedo, membro suplente do Conselho de Administração, que representou a FIERN na reunião, o encontro foi positivo para todos os membros do conselho.
“O PAX-RN conta com a participação de diversos setores do Rio Grande do Norte para fomentar um amplo ambiente de inovação tecnológica no Estado. A assembleia de hoje confirma a seriedade e o compromisso com a geração de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável, social e econômico”, afirmou Susie.
Segundo ela, o êxito do trabalho do PAX é fruto das ações em parceria com seus associados: FAPERN, SEDEC/RN, Prefeituras de Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, FIERN, FECOMÉRCIO, FUNCERN, SEBRAE/RN, IFRN, ISD, UERN e UFRN.
O vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) também destacou a importância das parcerias com o setor privado para a sustentação do PAX.
“Foi fundamental o apoio financeiro da FIERN, da Fecomércio e do Sebrae para que o convênio público fosse assinado. Além dessas entidades privadas, contamos com o apoio da Universidade Federal, da SEDEC, da Prefeitura de Macaíba, entre outros, em diversas ações, e também da FUCERN. Todos ajudam, mas financeiramente, com a conta do PAX aberta e com crédito, nos primeiros e últimos meses, tivemos o apoio do setor privado”, disse.
Seguindo a mesma linha, a presidente do conselho de administração do PAX, Ângela Maria Paiva Cruz, destacou a união de todos os membros do conselho.
“É fundamental que continuemos com essa mesma união e compromisso para fortalecer o PAX e para que possamos, de fato, alcançar os resultados esperados pelos nossos associados, pelos parceiros e pela comunidade em geral”, afirmou.
A reunião foi realizada na sala de reunião da SGI, anexo da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A continuação da reunião acontecerá amanhã (17), no mesmo local.
O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, PAX-RN, é uma síntese de uma disposição coletiva de diversos setores do Rio Grande do Norte para fomentar um amplo ambiente de inovação tecnológica no Estado.
Localizado em Macaíba/RN, a 28 minutos de Natal/RN e 26 minutos do Aeroporto Internacional do Estado, o PAX-RN tem como missão consolidar ações de incentivo à ciência, tecnologia, educação, cultura e ao empreendedorismo inovador por meio da sinergia entre academia, governo, setor produtivo e sociedade.
Os parceiros fundadores e mantenedores acreditam no potencial de gerar um polo de desenvolvimento sustentável, social e econômico com atuação tanto local quanto global. São eles: FAPERN, SEDEC/RN, Prefeituras de Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, FECOMÉRCIO, FIERN, FUNCERN, SEBRAE/RN, IFRN, ISD, UERN, UFRN.
Texto e fotos: Jô Lopes – Edição: Juliska Azevedo