A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou do lançamento do programa ‘Mais Performance’, realizado na manhã desta quarta-feira (22), na sede do Sebrae em Natal. O programa de capacitação combina treinamentos, mentorias e a implementação de um sistema informatizado e inteligente de controle e gerenciamento da produção, em tempo real, que foi apresentado pela equipe do Sebrae, com a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A meta do programa é atingir 160 indústrias proporcionando uma gestão eficiente. No RN estão instaladas 7.139 indústrias (Atlas da Indústria/FIERN) distribuídas em todas as regiões do Estado. Com foco em inovação, sustentabilidade e capacitação, as ações visam transformar o cenário industrial do país, proporcionando às pequenas empresas as ferramentas e o conhecimento necessários para prosperar em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.
O diretor de Inovação da FIERN, Djalma Barbosa Júnior, disse, na abertura do evento, que a iniciativa traz apoio para o setor industrial potiguar. “Estamos aqui para apoiar o Mais Performance, que vem para contribuir com a produtividade da indústria, avançando cada vez mais no que para nós é mais importante, que é o desenvolvimento da indústria do Rio Grande do Norte”.
O projeto do ‘Mais Performance’ teve um piloto realizado no ano de 2022, como uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), Federação das Indústrias do Estado (FIERN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que foi aprovada em edital pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no âmbito do seu Programa Digital.br.
A gerente da Unidade de Desenvolvimento Industrial do Sebrae-RN, Verônica Melo, explica que o ‘Mais Performance’ é um projeto que busca trazer soluções para as indústrias do Rio Grande do Norte. “O programa tem como objetivo principal implementar uma tecnologia 4.0 nas indústrias, onde as indústrias terão uma solução, um hardware e um software, para monitorar a produtividade em tempo real. Esta é uma ferramenta extremamente estratégica que vai fomentar a competitividade das indústrias, que vão ter a oportunidade de implementar essa tecnologia nos seus negócios”, detalha.
A ferramenta oferecida pelo Programa vai monitorar a produtividade com base em dados para ajudar o empresário na tomada de decisão. O Mais Performance conta com sistema inteligente de controle e gerenciamento da produção para indústrias.
No contexto do desenvolvimento industrial, a gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa Fontes, destaca a importância do Programa para os pequenos negócios. “O Mais Performance preenche essa lacuna ao oferecer uma solução digital que permite a essas empresas o uso inteligente de dados para melhorias contínuas no processo fabril”, disse.
O superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, e a executiva da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, Susie Macedo, também prestigiaram o lançamento.
Durante o evento, uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou uma apresentação sobre o Programa Brasil Mais Produtivo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O Brasil Mais Produtivo destina mais de R$ 2 bilhões para promover a produtividade e transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras. No Rio Grande do Norte, as ações serão executadas pelo SENAI-RN e SEBRAE-RN, e a meta é alcançar 2,5 mil micro e pequenas empresas industriais em quatro anos, aproximadamente 30% do total do estado.