FIERN participa de entrega de licença ambiental para dragagem do Porto de Natal

4/04/2025   16h24

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, participou da solenidade de assinatura das licenças para a dragagem de manutenção do Porto de Natal, na manhã desta sexta-feira (4), no Terminal de Passageiros. A dragagem deve aprimorar as operações no porto, atendendo a uma pauta do setor produtivo potiguar para melhorar a infraestrutura do equipamento.

 

Serquiz ressaltou que a etapa é um momento importante para alcançar a reativação desse instrumento importante para o Estado. “Nós apresentamos, no ano passado, esse pleito ao governo, mostrando números que precisavam investir e qual o retorno que isso traria, do ponto de vista econômico. A governadora abraçou e hoje vemos que isso está desenhado para chegar nesse objetivo”, afirma.

 

“Atualmente, 74% da nossa produção sai pelos portos de estados vizinhos, como Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Trazer melhorias necessárias para nosso tradicional porto além da dragagem, como as defensas da Ponte Newton Navarro, guindastes e scanners de cargas são investimentos importantes para diminuir o custo logístico e reter essa operação no Rio Grande do Norte”, completa Serquiz.

 

 

A governadora Fátima Bezerra reforçou o papel da FIERN para apontar a importância dos investimentos no Porto de Natal. “Ao ampliar a capacidade do Porto de Natal, teremos uma logística mais adequada para que o equipamento cumpra com a sua vocação, que é a questão da exportação, para movimentar a economia e, com isso, termos mais oportunidades de trabalho, de emprego, e melhorar a renda do nosso povo”, destaca.

 

“O Governo Federal, entendendo um compromisso que assumiu conosco, garantiu um investimento de mais de 100 milhões de reais, para melhorar exatamente a logística e a capacidade do nosso Porto. Além da dragagem, que já tem edital de licitação publicado, teremos a construção das defensas da Ponte e do cais”, aponta a governadora.

 

Também participaram do evento o diretor-presidente da Companhia Docas do RN (Codern), Paulo Teixeira; o diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Werner Farkatt; o presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), José Procópio de Lucena; o secretário da Fazenda do RN, Carlos Eduardo Xavier; e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Hugo Fonseca.