O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, participou da cerimônia de assinatura do acordo de cidades-irmãs entre Extremoz, na Região Metropolitana de Natal, e Estremoz, em Portugal, na manhã desta segunda-feira (24). O evento, realizado no Consulado Honorário de Portugal em Natal, no bairro da Ribeira, contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade para a assinatura do acordo.
A geminação de cidades ou cidades-irmãs são designações de um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.
Serquiz enaltece a iniciativa de tornar os municípios em cidades-irmãs. “São municípios que têm afinidade e ligação histórica e, agora, firmam uma parceria para fazer mais e melhor”, aponta. “Através dessa irmandade, as cidades poderão aproximar a economia, a cultura e o turismo, fazendo melhor por suas populações”, avalia.
O presidente da Comissão de Relações Institucionais e Comércio Exterior da FIERN (CORIMEX), Silvio Bezerra, também participou do evento. “Vejo essa parceria como uma oportunidade para intensificar o turismo entre as cidades e, com isso, uma geração de negócios”, afirma.
A solenidade contou com o prestígio do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Felipe Faro. “É uma relação imune às conjunturas, muito importante e benéfica para ambas as partes”, destaca. “Esse acordo compõe uma relação ainda maior, que é a relação entre nossos países”, completa.
Para a prefeita de Extremoz, Jussara Sales de Souza, o acordo consagra o esforço de resgatar a história que une as duas cidades. “Este dia se torna mais uma data memorável para o povo extremozense. É um marco para as atuais e futuras gerações de nossos municípios”, ressalta.
A Câmara do Município de Estremoz se reuniu para participar do evento por videoconferência. O presidente da Casa, José Daniel Sádio, enalteceu o orgulho e felicidade de firmar a parceria com os irmãos potiguares. “Esse acordo vai somar muito para a relação entre as cidades, com iniciativas na economia, na cultura e no turismo”, comenta.
Também participaram da cerimônia o cônsul honorário Francisco José Pereira Falcão Lamy; o vice-cônsul de Portugal em Recife, Francisco Azevedo; a secretária de Turismo do RN, Solange Portela; o comandante do 3º Distrito Naval, Almirante Reis Leite; além de secretários do município de Extremoz.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud