O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Edilson Trindade, participou da abertura do Congresso Sesc de Educação realizado na quarta-feira (3), no Hotel Holiday In, em Natal-RN. Promovido pelo Serviço Social do Comércio, entidade do Sistema Fecomércio RN, o encontro aborda o tema “Educação 5.0: Conectando Saberes, Pessoas e Tecnologias”.
Edilson Trindade parabenizou a Fecomércio pela realização do evento e escolha do tema. “A educação é fundamental em todos os aspectos para a sociedade. Nenhuma sociedade se desenvolveu sem ter a base de uma educação forte. Então, eu quero parabenizar a Federação do Comércio por um evento desse porte, com muita gente participando”, diz.
Para o presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, o evento já nasce vitorioso. “Este é o primeiro congresso que o Sistema Fecomércio está fazendo através do Sesc, com 800 participantes na sua primeira edição. É uma maneira de a gente unir os profissionais da área da educação, professores, pedagogos, é trazendo essa educação 5.0, é uma educação mais inclusiva, com tecnologias, formando um cidadão para o mercado de trabalho e para o mundo. Então é com muita alegria que a gente está fazendo esse evento, contribuindo com essa educação para o nosso estado e para o nosso país”, diz.
O evento, com foco na Educação 5.0, ou seja, a inserção da tecnologia sem esquecer as habilidades socioemocionais das pessoas, na resolução de problemas diários, no trabalho em equipe, no desenvolvimento do protagonismo, também contou com a presença do gerente executivo de educação do SESI-RN em exercício, Anderson Vieira.
Para Vieira, o congresso é de grande importância porque representa todo o modelo novo de educação. “Tanto o SESI quanto o SESC, entidades do sistema S, têm esse zelo pela educação, trazendo inovação no dia a dia das salas de aula e também trazendo as novas metodologias, as novas tecnologias à disposição da população”, enfatiza.
A palestra de lançamento foi com Martha Gabriel, referência em educação, abordou o tema ‘Educação 5.0: Conectando Saberes, Pessoas e Tecnologias’. Ela é pesquisadora, escritora, professora e empreendedora, considerada um ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, e também uma das principais pensadoras digitais do Brasil.
A palestrante defendeu que a economia sustentável depende da educação. “Depende do capital humano. Aprendizado contínuo. Educação é o lugar fundamental nas sociedades de aprendizagem. Então, educou, você aprende. Aprendeu, você evolui. Evoluiu, tem sucesso econômico. E, para que a gente consiga ter uma verdadeira sociedade de aprendizagem, não pode ter ‘desimportância’. Se você limitar excessos de alguns ou de muitos, você não consegue fazer ter distribuição de todas as potencialidades, possibilidades, para se conectarem e dar desenvolvimento a todos”, enfatiza Martha Gabriel.
O Congresso SESC de Educação segue até esta quinta-feira (4) com apresentações sobre diversos temas que fazem parte do segmento educacional do Rio Grande do Norte e Brasil.
Texto e fotos: Jô Lopes