A palestra com o empresário e executivo de alta performance Marcos Freitas foi o ponto alto da primeira reunião da FIERN Jovem, movimento que reúne jovens industriais do Rio Grande do Norte, nessa segunda-feira (17). O executivo apresentou conhecimentos em gestão empresarial para os membros do programa, idealizado pelo presidente da FIERN, Roberto Serquiz.
Freitas destacou que iniciativas como a FIERN Jovem são muito importantes para profissionalizar a gestão empresarial dos jovens industriais. “O mercado está muito desafiador para as empresas. É importante trazer uma visão de uma gestão mais profissional para que elas possam prosperar”, disse. “Além disso, ser empresário é um trabalho solitário, então estar em grupo possibilita uma troca de experiências e de desafios para encontrar caminhos”, acrescenta.
Sobre os principais desafios para empreender na atualidade, Freitas ressalta a busca por pessoas. “Os empresários precisam de pessoas para crescer, mas tivemos mudanças geracionais e há muitas dificuldades para formar os times qualificados e motivados. O caminho é criar uma cultura organizacional para que as pessoas se adaptem a ela e não adaptar a empresa a cada pessoa”, conclui.
O presidente da FIERN Jovem, Djalma Júnior, explica que a cada reunião serão levadas palestras com temáticas relevantes para os membros. “Queremos reforçar sempre os preceitos do programa, que envolve fortalecimento associativista, do desenvolvimento sucessório e do desenvolvimento de lideranças”, aponta.
Djalma explica que os encontros serão momentos para conhecer cada um dos membros. “É um momento para que eles se apresentem, se conheçam e saibam o que cada um faz para que os momentos de troca e diálogo sejam mais efetivos”, completa.
Na primeira reunião, as apresentações foram realizadas pelos membros Carlos Viana, da Cactos Energia, e Wellington Silva, da Movew.
Ainda na reunião, o diretor da MindThru, Angelo Real, mostrou os serviços e soluções que a empresa oferece no campo de ciência de dados comportamentais para elaborar estratégias de gestão de pessoas.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud