FIERN Jovem participa de reunião nacional para fortalecer movimento jovem da indústria

11/07/2024   14h48

 

O presidente da FIERN Jovem, Djalma Barbosa Júnior, participou nesta quarta-feira (10), de reunião com representantes do programa em outras federações, realizada na Confederação Nacional da Indústria (CNI). O encontro teve como objetivo discutir e aprimorar o movimento Jovem da Indústria em todo o Brasil.

 

Durante a reunião, foram apresentados pontos importantes para a elaboração de uma cartilha que irá disseminar o movimento nacional. A cartilha contará com informações sobre os objetivos do movimento, os benefícios para os jovens empresários e as formas de se envolver.

 

Também foi realizada uma apresentação do Observatório Nacional da Indústria sobre o universo de jovens empreendedores em todo o Brasil, com dados sobre as áreas de atuação e os principais desafios enfrentados por esse público.

 

Um dos resultados da reunião foi a definição de um padrão de dados para serem apresentados na próxima reunião, que será realizada em 14 de agosto deste ano, no Instituto Euvaldo Lodi (IEL Nacional), em Brasília. Os dados servirão para subsidiar a elaboração de políticas públicas e programas específicos para os jovens empreendedores.

 

Os participantes da reunião também discutiram os eixos que o movimento Jovem da Indústria irá atuar: liderança e sucessão. O objetivo é preparar os jovens empresários para assumirem cargos de liderança nas empresas e no setor industrial como um todo.

 

Além da FIERN, estiveram presentes na reunião representantes das federações dos estados que já possuem o movimento Jovem: FIEMG, FIEB, FIESP, FIEP, FIEG, CINDES, CIESP, FIERGS e FIEMS. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Nacional) também esteve presente, com sua assessoria.

 

Djalma Barbosa Júnior avalia que o evento foi bastante oportuno porque a Confederação Nacional da Indústria (CNI) encampa esse projeto e direciona para o IEL nacional, que tem um escopo de trabalho, com o IEL, na atuação da gestão, na preparação das lideranças, do desenvolvimento dos talentos e, naturalmente, pensando sempre no associativismo.

 

“O que a gente percebe é que a indústria brasileira passa por um processo de neoliberalização e é fundamental que esses jovens estejam preparados para esse momento de transformação, consequentemente, da neoliberalização”, diz Djalma.

 

Ele ressalta a importância na formação dos líderes. “Formar líderes jovens é um desafio, até pelos perfis que a gente tem hoje da geração Z, mas com a competência do IEL Nacional e com o envolvimento de todos os seus objetivos”, conclui.

 

O movimento Jovem da Indústria é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que tem como objetivo integrar os jovens empresários e futuros líderes do setor industrial. O movimento oferece diversas oportunidades de desenvolvimento profissional, networking e participação em eventos.

 

Texto: Jô Lopes – Foto: FIERN Jovem