A posse dos novos integrantes da FIERN Jovem está programada para o dia 28 de maio. Os futuros membros do movimento de renovação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte estão em processo de seleção, conforme edital. Com os novos empossados, o movimento deverá duplicar seu quadro atual, que conta com 40 industriais.
O cronograma foi uma das definições da reunião da FIERN Jovem, realizada na noite desta quarta-feira (26), na sala de treinamento do Instituto SENAI de Energias Renováveis (ISI-ER). Durante o encontro, também houve apresentações sobre as atividades do SENAI-RN, do projeto social Protagonismo Jovem, das atividades das empresas de membros fundadores da FIERN Jovem, do Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias) e de um programa para visitas técnicas a relevantes polos de atividade econômica.
Djalma Barbosa Júnior, presidente da FIERN Jovem, destacou a diversidade e relevância dos assuntos tratados e das informações compartilhadas. “Tivemos uma reunião dinâmica, com diversas informações para os participantes, entre as quais a apresentação do SENAI e também a discussão para o fortalecimento do projeto social”, afirmou. “Além disso, planejamos a recepção dos novos membros do nosso movimento”, acrescentou.
O diretor Pablo Farias ressaltou a oportunidade de conhecer em mais detalhes a atuação do SENAI, incluindo suas atividades de formação profissional, pesquisa aplicada, consultorias e projetos de tecnologia e inovação. “Foi uma reunião proveitosa e gratificante por termos mais detalhamento sobre o SENAI e também esse acompanhamento do projeto social e esse relato importante a respeito do engajamento dos jovens industriais”, avaliou.
O Projeto Social Protagonismo Jovem, executado por integrantes da FIERN Jovem, programou mentorias e visitas técnicas a empresas industriais para estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Ruy Pereira, localizado em São Gonçalo do Amarante. Quarenta alunos participam do projeto, que visa estimular o empreendedorismo. Os integrantes da FIERN Jovem compartilham com os alunos conhecimento e vivência sobre liderança e gestão, com o objetivo de despertar o interesse pelo protagonismo em empreendimentos. As atividades do projeto intercalam aulas e visitas técnicas.
“Os alunos têm sido receptivos, mostram entusiasmo e criam sua visão de futuro, porque saem de sua zona de conforto, enxergando uma nova forma de empreender”, relatou Fred Fonseca. A primeira visita técnica ocorreu na fábrica da empresa Loucos por Coxinhas, e as próximas serão na Matersol, Nordeste Fruit e Recicla RN.
Durante a reunião, o diretor regional do SENAI, Rodrigo Mello, também realizou uma apresentação, demonstrando entusiasmo com as iniciativas da FIERN e destacando a renovação proporcionada pelo movimento.
Houve ainda a exposição sobre as empresas dos membros fundadores: Rute Lopes, da Massas Nordestinas; Gustavo Paiva, da G3 Engenharia; Rodrigo Dantas, da Aldann; Netor Dantas, da Embrima Cabos; e Alberto Medeiros, da Akaiu.
Por Aldemar Freire