FIERN Jovem apresenta oportunidades para internacionalização de negócios potiguares

26/07/2024   11h37

 

As oportunidades para internacionalização de negócios foi tema do evento “Alavanque resultados: importe ou exporte com inteligência”, promovido pela FIERN Jovem, na noite dessa quinta-feira (25), no auditório do SEBRAE, em Natal. O evento reuniu empresários e colaboradores das equipes comerciais de empresas potiguares e contou com uma apresentação do empresário Abdala Costa, diretor-presidente da Neeman Soluções e Segurança em Comércio Exterior e especialista em assessoria aduaneira para negócios.

 

O diretor 2º tesoureiro da FIERN e presidente da FIERN Jovem, Djalma Barbosa Júnior, destaca que o tema foi apresentado pelos jovens como demanda para debate. “É fundamental entendermos os processos e operações para o processo de internacionalização dos negócios”, afirma.

 

 

“Essa temática é muito rica e apresentada por uma pessoa com vasto conhecimento nessa área, que pode mostrar o caminho para conectar os produtos que a gente tem para o mercado exterior e também pensando na importação de alguns insumos”, completa Djalma.

 

O diretor 2º secretário da FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDRECICLA-RN), Etelvino Patrício, participou do evento e ressalta que o Rio Grande do Norte tem negócios que podem ser expandidos para além das fronteiras. “Os conhecimentos postos no evento podem servir como facilitador para qualquer empreendedor que tenha planos para trabalhar com importação ou exportação”, frisa.

 

Abdala Costa mostrou o tamanho do Brasil no comércio exterior, com cerca de R$ 339 bilhões em valor de mercadorias importadas anualmente. Ele ressalta as vastas possibilidades que o país e o Rio Grande do Norte têm para o comércio exterior. “É um mercado aberto e com muitas possibilidades. Fizemos visitas a indústrias potiguares e identificamos inúmeras oportunidades para comercialização no exterior”, comenta.

 

 

Ainda na quinta-feira, ele se reuniu com o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Nino Ubarana, para falar sobre a infraestrutura do Porto de Natal, um importante equipamento para o comércio exterior do estado. O empresário lista a infraestrutura portuária precária como um dos principais problemas para o fluxo de importação e exportação no Brasil. “Burocracia, alta tributação, taxa de câmbio desfavorável e falta de mão de obra qualificada também são desafios”, acrescenta.

 

Também participaram do evento a diretora de Eventos e Conteúdos da FIERN Jovem, Débora Sayonara; os sócios-diretores da Neeman, James Feldman e Vitor Teixeira; a diretora de Marketing da Neeman, Maria Paula Corrêa; e os advogados Denise Valentini e Márcio Espíndola.

 

 

Desenvolvido pela gestão do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, o Programa de Desenvolvimento de Lideranças – FIERN Jovem tem como objetivo formar líderes para indústria, para a sociedade e para o desenvolvimento econômico do RN, através do associativismo e do empreendedorismo, visando a criação e manutenção de empresas lideradas por jovens industriais.

 

Como propósito macro, estabelece “impactar positivamente o ambiente de negócios por meio do associativismo, preparando jovens empreendedores para liderar com ética, conhecimento, sustentabilidade e inovação, desenvolver novas lideranças que gerem prosperidade para empreendimentos no RN”. Para alcançar esse propósito, proporciona aos jovens empresários um ambiente de compartilhamento de experiências, capacitação empresarial e networking, central de negócios, associativismo, conexões, ações sociais e rodada de negócios.

 

 

Texto e fotos: Guilherme Arnaud