FIERN firma acordo de cooperação técnica para fortalecimento da atividade industrial do Agreste Potiguar

10/07/2024   17h18

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) vai atuar junto ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (CIM AMLAP) no fortalecimento da atividade industrial na região. As duas instituições firmaram um acordo de cooperação técnica, nesta quarta-feira (10), na Casa da Indústria.

Entre as ações previstas no acordo também está a troca de dados e informações entre as instituições para auxiliar a tomada de decisões. A parceria é ancorada no Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, mas também prevê ações conjuntas às quatro casas do Sistema Indústria — FIERN, SENAI, SESI e IEL.

Para o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, a parceria representa um momento promissor para ambas as partes. “Temos uma agenda mútua de interesses, que passa pela preparação dos municípios para o momento pós Reforma Tributária, quando vão encerrar benefícios fiscais e passarão a valer os potenciais produtivos de cada região”, afirma.

“Esse acordo aproxima os municípios ao Sistema FIERN, que poderá colaborar com o fortalecimento da atividade industrial nessas cidades a partir do mapeamento dos potenciais de cada região e um trabalho de inteligência de negócio dentro do Observatório da Indústria, além de buscar caminhos para facilitar o licenciamento de novos empreendimentos nos municípios e oferecer o portfólio de produtos e serviços do SESI, SENAI e IEL”, acrescenta Serquiz.

Já o presidente do CIM AMLAP e prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira, considera que a cooperação vai trazer grandes avanços para os municípios consorciados. “Essa parceria com certeza trará bons frutos para os gestores e para a sociedade dos municípios. A FIERN poderá dar uma contribuição muito grande com todo o trabalho que ela realiza”, comenta Babá.

Composto por 35 municípios consorciados, o CIM AMLAP tem como objetivo a união dos municípios para o desenvolvimento regional, visando a articulação, integração e o fortalecimento de ações compartilhadas e parcerias institucionais, captação de recursos financeiros para investimentos, otimização, racionalização e transparência na aplicação dos recursos públicos.

A Federação das Indústrias do RN trabalha frequentemente com o firmamento de ACTs com diversas instituições do estado para o intercâmbio de dados e informações estratégicas. Os documentos são uma forma de proteger e garantir que as informações se mantenham íntegras e resguardadas. Entre os parceiros com acordos em andamento estão universidades, prefeituras, instituições financeiras e secretaria e órgãos ligados aos governos Estadual e Federal.

Também participaram do encontro os prefeitos de Lajes Pintadas, Luciano Cunha, de Bom Jesus, Clécio Azevedo, e de Georgino Avelino, Antônio Freire; o superintendente Jurídico Corporativo da FIERN, Sérgio Freire; a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; os superintendentes do SESI-RN, Juliano Martins, e do IEL-RN, Juan Saavedra; o diretor de Operações do SENAI-RN, Klebet Carvalho; o gerente corporativo de Mercado do Sistema FIERN, Manoel Ribeiro; o gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque; e os assessores jurídicos do CIM AMLAP, Raquel Teixeira e Danilo Araújo.

Texto e fotos: Guilherme Arnaud