FIERN entrega Agenda Caminhos do RN aos candidatos a prefeito na terça (17)

13/09/2024   16h08

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) entregará a Agenda Propositiva da Indústria para o Desenvolvimento dos Municípios aos candidatos a prefeito de Natal durante o Fórum Caminhos do RN, que ocorrerá na próxima terça-feira (17), na Casa da Indústria. O documento reúne propostas do setor industrial para sete segmentos da gestão municipal, com o objetivo de orientar o desenvolvimento econômico.

Elaborada pela FIERN por meio do Observatório da Indústria MAIS RN e Unidade de Desenvolvimento Industrial, a Agenda reúne a visão da indústria sobre os eixos Educação, Segurança Pública, Parceria Pública-Privada (PPPs), Infraestrutura e Urbanismo, Empreendedorismo e Ambiente de Negócios, Sustentabilidade, Desenvolvimento Municipal e Mobilidade Urbana.

No eixo Educação, a Federação apresenta propostas para melhorar o nível de ensino básico no município, ancorando-se nos preceitos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Já em Segurança Pública, a Agenda destaca iniciativas para aprimorar a segurança na indústria, otimizar a captação de recursos e promover o uso de novas tecnologias;

No eixo Desenvolvimento Municipal e Mobilidade Urbana estão contempladas propostas que orientam a integração estratégica dos municípios da Região Metropolitana de Natal (RMN), além do planejamento sustentável e eficiente dos modais já existentes na cidade do Natal;

No eixo de Parcerias Público-Privadas (PPPs), apresenta medidas para fortalecer parcerias, regulamentar e aprender com casos de sucesso de outras cidades; Em Infraestrutura, a Agenda sugere iniciativas para identificar áreas estratégicas da cidade, melhorar a infraestrutura urbana e fomentar parcerias entre o setor público e privado;

No eixo Empreendedorismo e Ambiente de Negócios, a FIERN sugere medidas para apoiar e fortalecer negócios locais, incluindo melhorias no licenciamento, acesso a crédito e qualificação profissional;

Enquanto no eixo de Sustentabilidade são destacados os conceitos de ESG e desenvolvimento sustentável municipal, com foco no atendimento das metas dos ODS propostos pela ONU, bem como a importância de práticas como a coleta seletiva em todo o município de Natal.

Ao promover o Fórum, Roberto Serquiz demonstra a contribuição da Federação para a construção do desenvolvimento no município de Natal. “O evento é uma oportunidade para os candidatos apresentarem, individualmente, as suas propostas e sua visão para a economia e o ambiente de negócios da nossa capital e, ao mesmo tempo, de conhecerem melhor as demandas da indústria”, destaca.

O Fórum será aberto às 8h45 pelo presidente Roberto Serquiz, no auditório Joaquim Victor de Holanda, 7º andar da Casa da Indústria. A partir das 9h00, terá início a exposição dos candidatos. Cada um deles estará no auditório em horários específicos. Após suas considerações finais, o candidato deixa o auditório e poderá conceder coletiva à imprensa.

Ao longo da programação, cada candidato terá 20 minutos para exposição livre, no qual poderá detalhar suas propostas e plano de gestão. Em seguida, receberá a Agenda de Desenvolvimento da FIERN e terá 10 minutos para responder a duas perguntas elaboradas por sindicatos filiados à Federação, a partir dos temas da agenda, e 5 minutos para suas considerações finais.

Desta forma, a participação dos candidatos não ocorrerá de forma simultânea, mas em sequência, de acordo com a programação específica. O evento será voltado a diretores da FIERN e convidados, entre os quais estarão os integrantes da Federação e seus sindicatos, industriais e empresários.

CAMINHOS DO RN – ELEIÇÕES MUNICIPAIS
17 de setembro de 2024, às 8h45