A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), por meio de sua Comissão Temática de Ciência, Tecnologia e Inovação (COINCITEC), recebeu representantes da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), nesta quinta-feira (07), na Casa da Indústria, para discutir iniciativas voltadas à revitalização da indústria de vestuário e à inserção da Indústria 4.0 em empresas do estado.
O encontro teve como foco a capacitação e o fortalecimento do setor têxtil potiguar, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD) e o Sebrae-RN, que integram o “Programa de Revitalização da Indústria Nordestina para Setores Estratégicos: Têxtil e Confecções.”
Susie Macêdo, executiva da Unidade de Desenvolvimento Industrial (UDI/FIERN), conduziu a reunião e ressaltou a importância de uma atuação conjunta para fortalecer a indústria de confecção do estado, enfatizando a necessidade de qualificação profissional e apoio a projetos inovadores. “Nós queremos o mesmo objetivo: uma indústria mais forte”, afirmou Macêdo.
O economista da SUDENE, Lautemyr Xavier, destacou o impacto das ações conjuntas para o desenvolvimento do setor têxtil no RN. “Vim conhecer e entender o que está sendo desenvolvido aqui para que possamos construir juntos,” declarou.
Marcela Duarte, coordenadora da unidade de educação do SENAI-RN, reforçou a expertise do SENAI na formação para a indústria de vestuário, apontando a força da instituição no setor têxtil em parceria com grandes empresas.
A reunião contou ainda com a presença de Camila Ruama, analista técnica do Sebrae-RN e gestora de moda; Patrícia Vankoke, empresária do setor; Eduardo Castro, membro da Associação da Moda do RN, que participaram da etapa diagnóstica empresarial, que antecede o programa de Formação em Indústria 4.0 para empresas industriais de confecção que terá início em janeiro de 2025.
Verônica Melo, gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN; Heitor Medeiros e Anderson Paiva, ambos professores do IMD também participaram da reunião. O encontro incluiu visitas programadas às indústrias Fardar e Automaq, como parte do acompanhamento da SUDENE às indústrias têxteis do RN.