A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) participou, com diretores e presidentes de Sindicatos representativos de setores industriais do Estado, do Brazil Windpower, maior evento de energia eólica da América Latina, entre terça (22.10) e quinta-feira (24.10), em São Paulo.
Além de projetos do SENAI do Rio Grande do Norte, em destaque com um estande, o Sistema FIERN esteve no Brazil Windpower com o diretor da Federação das Indústrias do RN e presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SindRecicla-RN), Etelvino Patrício; o presidente da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE) da Federação e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (SINDUSCON-RN) e do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado do Rio Grande do Norte (SIPROCIM), Sérgio Azevedo; e o presidente do Sindicato das Indústrias de Instalação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações (SINDIMEST), Alberto Serejo.
“A participação foi muito positiva para a indústria do Rio Grande do Norte. Trata-se de ambiente no qual estiveram players do setor de energias renováveis, principalmente eólicas”, afirmou Etelvino Patrício. “No evento, tivemos a oportunidade de ter contato com as tendências deste mercado, inovações de um setor que é fundamental para nossa atividade econômica e para o Rio Grande do Norte”, acrescentou.
Ele disse que a Feira, em um dos espaços da Brazil Windpower, proporcionou contato com tecnologia e empresas relevantes desses setores. “Houve também uma importante programação com painéis que trataram de diversos assuntos voltados à questão de energias renováveis as inovações”, informou Etelvino Patrício.
Ele destacou que o SENAI do Rio Grande do Norte, com um estande sustentável, concebido com materiais recicláveis e reutilizáveis, foi um diferencial entre os expositores. “Houve um foco em sustentabilidade e isso também faz com que se evidencie a importância do SENAI e do Instituto de Energias Renováveis (ISIS), neste contexto de pesquisa e inovação”, ressaltou.
Alberto Serejo também destacou a importância da participação na Brazil Windpower. “O congresso e a feira são importantíssimos. E a presença do Sistema FIERN, por intermédio do SENAI, com um estande no espaço é elogiável, uma vez que as energias renováveis é uma das grandes indústrias do nosso Estado”, observou.
O presidente do SINDIMEST salientou que o evento proporciona network e o acesso a novos conhecimentos sobre as tendências de mercado em um setor que é fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. E explicou também que a atividade na qual o Sindicato que preside tem representação há uma atuação em aterramento nos parques eólicos e esse é um exemplo no qual são oportunas se atualizações com relação à metodologia, técnicas para redução de custos. “As inovações tecnológicas podemos ver em eventos com esse, portanto, é sempre muito oportuna a participação”, afirmou Serejo.
Brazil Windpower
Esta foi a 15º edição da Brazil Wildpower. O evento reúne empreendedores, especialistas, autoridades e pesquisadores do setor de energia eólica para debater o futuro e os desafios da área no Brasil e na América Latina. Nos três dias, houve uma feira e um congresso, e os participantes tiveram acesso aos locais de exposição, arena de windtalks e de conteúdo.
Considerado o principal congresso do setor eólico na América Latina, o BWP reuniu executivos de grandes marcas, autoridades públicas, representantes de entidades do setor, empreendedores, consultores, prestadores de serviços e fabricantes da cadeia eólica do país e do exterior.