A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Observatório da Indústria Mais RN – o núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN -, assinou um acordo de cooperação técnica (ACT) com a Secretaria de Estado de Administração (SEAD), nesta quarta-feira (4). A parceria foi consolidada pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, que recebeu o titular da SEAD, o secretário Pedro Lopes.
O acordo tem objetivo de aproximar ainda mais a FIERN e a SEAD para a troca de informações e dados do setor produtivo para as tomadas de decisão. “A FIERN tem uma excelente relação de diálogo constante com o Governo do Estado e com as instituições ligadas a ele. Este é mais um acordo assinado por meio do Observatório Mais RN para concretizar uma parceria já existente e proveitosa com a SEAD”, afirma Amaro Sales.
“Eu vejo um potencial enorme para o Rio Grande do Norte, mas que ainda não é completamente aproveitado. Cabe a nós buscarmos, conjuntamente, os caminhos para ultrapassar obstáculos e desenvolver esse potencial”, completa o presidente da FIERN.
Para o diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, o acordo vai somar para o trabalho das duas partes. “Esse ACT vai nutrir ambas as partes de informações para colaborarem na tomada de decisão, tanto por parte da secretaria quanto para o posicionamento da indústria”, aponta.
“O modelo de acordo de cooperação técnica tem essa característica de abrir um espaço de diálogo permanente entre as instituições para uma troca de informações e conhecimento”, acrescenta Serquiz.
O secretário da SEAD ressalta o papel do acordo de gerar colaboração entre as partes. “A informação é o melhor instrumento para o desenvolvimento de políticas públicas, então esse acordo vai ser muito importante para fortalecer nosso trabalho dentro da secretaria”, destaca Pedro Lopes.
Já o gerente técnico do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, frisa que a assinatura do acordo vai fortalecer uma parceria já existente entre as partes. “Dentro do Mais RN temos ações em andamento junto à SEAD, então o ACT vem para formalizar esse pacto que o Mais RN já possui. É a concretização de um trabalho de parceria já realizado há algum tempo”, diz.
O Observatório trabalha frequentemente com o firmamento de ACTs com diversas instituições do estado para o intercâmbio de dados e informações estratégicas. Os documentos são uma forma de proteger e garantir que as informações se mantenham íntegras e resguardadas. Entre os parceiros com acordos em andamento estão universidades, prefeituras, instituições financeiras e secretaria e órgãos ligados aos governos Estadual e Federal.
Também participaram da reunião o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, o diretor de operações do SENAI-RN, Emerson Batista; e a coordenadora de Gestão de Pessoas da SEAD, Ilana Soares.
Sobre o MAIS RN
Lançado em 2014 como um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o MAIS RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.
Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Intelligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.
Com o ‘MAIS RN em Ação’, a FIERN se tornou um centro de inteligência para a economia privada, com enfoque no empresário e suas demandas. Atualmente, o Mais RN trabalha junto às cadeias de geração de Energias, Têxtil e confecção, Infraestrutura, Parque tecnológico, Pesca, Pecuária, Mineração, Turismo e Fruticultura, entre outras.
O Núcleo desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar.
Em 2023, o núcleo passou a integrar o Observatório Nacional da Indústria, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O espaço é uma rede de observatórios instalados nas federações da indústria de diversos estados, dedicado a construir e articular conhecimento com foco em inteligência competitiva e tem papel de subsidiar as indústrias a analisarem dados para tomada de decisões estratégicas.
Atualmente, o Observatório MAIS RN lança mão de diversos dashboards com dados e indicadores – como emprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud
#FIERN #MaisRN #SEAD