FIERN e Sebrae-RN alinham projetos em execução no Procompi e projetam temas para novo ciclo do programa

2/10/2024   15h12

O avanço das atividades nos projetos do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) foi tema de reunião entre a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e o Sebrae-RN, nesta quarta-feira (2), na Casa da Indústria. No RN, o Procompi conta com 10 projetos aprovados, dos quais cinco já têm ações em execução e outros quatro terão início entre os meses de outubro e novembro deste ano.

Desenvolvido em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, o programa tem como objetivo elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial.

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, aponta que é fundamental a integração com o Sebrae para a análise dos projetos em andamento. “Alguns projetos iniciados neste ano têm atividades até 2025, então os próximos meses devem ser bastante produtivos para as iniciativas contempladas pelo Procompi”, destaca.

“Já estamos visualizando o próximo ciclo porque recentemente a CNI lançou edital para novos projetos, então já estamos deslumbrando quais atividades industriais poderão ser abarcadas por projetos do programa”, ressalta Ana Adalgisa.

Para a gerente da Unidade de Desenvolvimento Industrial do Sebrae-RN, Verônica Melo, o Procompi é essencial para o fortalecimento das indústrias potiguares. “Essa parceria entre a CNI e o Sebrae é excelente para a competitividade das indústrias, então além de alinhar as ações do projeto em execução, também debatemos a implementação de novos projetos para o próximo ano”, comenta.

Também participaram do debate a responsável técnica da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN e gestora do Procompi no RN, Kesiane Santana, a assessora técnica Susie Macedo, da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, e a analista técnica do Sebrae-RN, Anna Lívia Menezes.

Procompi

O programa tem como objetivo elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial. Desenvolvido em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, o programa aprovou 10 projetos no Rio Grande do Norte, que deverão receber R$ 1,3 milhão até 2026.

Os projetos aprovados no RN abordam questões como o desenvolvimento de arranjos produtivos locais e de polos e setores industriais, além de Transformação Digital para MPEs, Desenvolvimento de Lideranças e Gerenciamento de Resíduos.

Nacionalmente, foram aprovadas 92 iniciativas propostas pelas Federações Estaduais das Indústrias com objetivo de acelerar o desenvolvimento e aumentar a competitividade de micro e pequenas indústrias por todo país. O Procompi já beneficiou mais de 8.900 empresas desde o ano 2000 até o último ciclo, que terminou em 2020. Cerca de 60% implementaram ações de inovação e 34% reduziram custos.