Uma delegação de mais de 20 empresários do Rio Grande do Norte estará nestas quinta-feira e sexta-feira, dias 22 e 23, em São Paulo para lançar o projeto “Produto Potiguar”. Fabricantes e compradores irão fazer rodadas de negócios e visitas técnicas no mercado paulista. A expectativa é boa uma vez que algumas empresas locais já fizeram negócios antes mesmo do lançamento.
O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, e o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, lideram a comitiva potiguar. O encontro de negócios e as visitas técnicas, em São Paulo, serão mais uma etapa do Projeto Produto Potiguar, lançado em abril deste ano, com o objetivo de ampliar o mercado consumidor de empresas do Rio Grande do Norte. O Sistema FIERN e o SEBRAE-RN firmaram convênio, neste programa, para prospecção e abertura de mercado paulista às empresas potiguares.
Foram realizadas pesquisas a respeito do potencial dos produtos, na qual se constatou que o mercado paulista está em crescente busca de inovação e alimentos com características “gourmet”, com alto valor agregado e com diferenciais de qualidade em relação a outros alimentos e bebidas já comercializados no estado. A pesquisa qualitativa de mercado identificou um público potencial estimado em cerca de 4,7 milhões de pessoas no mercado paulista para produtos regionais, como carnes, queijos, compotas e cachaças nordestinas.
As empresas potiguares que aderiram ao projeto foram distribuídas em quatro grandes grupos dentro do segmento de alimentos e bebidas. Elas tiveram de passar por etapas de preparação antes de chegarem ao mercado paulista, exigente em qualidade e diferenciação.
A estimativa é que participem da rodada de negócios mais de 60 compradores que atuam nos setores de Food Service, Varejo, Hotéis, Bares Restaurantes, Supermercados, Atacarejos, Empórios Orgânicos e Naturais e Casas de Produtos Regionais, instalados no mercado paulista.
Na sexta-feira, 23, serão realizadas visitas técnicas no supermercado Marche, no bairro de São Gabriel. Atualmente, o Marche tem 17 lojas espalhadas na Grande São Paulo, “oferecendo produtos frescos e cuidadosamente selecionados”. Depois, os representantes das empresas potiguares vão a uma das unidades da Eataly, empresas de alimentos e bebidas de alta qualidade, entre as quais água, não alcoólicos, vinhos, carnes frescas, carnes curadas, queijos, massas e doces. Há 38 lojas do Eataly espalhadas por quatro continentes, com forte presença em São Paulo.
Os representantes das empresas potiguares também vão ao Mercado de Pinheiros, que possui boxes de empório, mercearia, frios e laticínios, charutaria, quitanda (venda de frutas, verduras e legumes), açougue, lanchonete, peixaria, avícola, cereais e floricultura.
Confira os grupos: