FIERN e Prefeitura de Parnamirim debatem caminhos para desenvolvimento econômico do município

1/04/2025   16h13

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e a Prefeitura de Parnamirim aproximaram o debate em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do município. Nessa segunda-feira (31), o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, e os gestores do Sistema Indústria receberam a prefeita Nilda Cruz e seu secretariado, na Casa da Indústria.

 

No encontro, foram debatidas parcerias envolvendo o Observatório da Indústria Mais RN, bem como as casas que compõem o Sistema Indústria — FIERN, SENAI, SESI e IEL —, para impulsionar a atividade econômica da cidade, um dos principais polos industriais do estado.

 

“Recebemos a prefeita Nilda com o seu secretariado para uma conversa boa, dialogando com as nossas casas naquilo que pode ser avançado para apoiar o desenvolvimento de Parnamirim. Na cidade, nós temos um parque industrial e um mercado pujante e é preciso essa atenção. A Federação se dispõe a conversar individualmente, com cada pasta, e avançar naquilo que for possível evoluir”, afirma o presidente da FIERN, Roberto Serquiz.

 

 

A gestora municipal agradeceu a receptividade e enalteceu o papel do Sistema Indústria no apoio ao desenvolvimento da cidade. “Foi uma reunião muito produtiva para fortalecer a relação entre a FIERN e o Município de Parnamirim. Essa parceria significa capacitação profissional, geração de emprego e renda e melhores políticas públicas para melhorar o desenvolvimento econômico que a nossa gente precisa”, afirma Nilda.

 

O assessor técnico do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, apresentou, para a prefeita e os secretários, números socioeconômicos de Parnamirim, presentes na plataforma Atlas da Indústria. De acordo com a plataforma, a cidade possui 1.189 indústrias, sendo 488 empreendimentos do setor de transformação, 680 da construção civil, 18 de serviços de utilidade da indústria e três de extração mineral. O segmento como um todo gera mais de 10 mil empregos, tendo as micro e pequenas empresas como as principais captadoras de mão de obra.

 

A reunião contou com as participações do diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; a coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; e a gerente da Assessoria de Comunicação e Eventos da FIERN, Juliska Azevedo. Também participaram a vice-prefeita, Kátia Pires; os secretários de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gilney Góis; de Tributação, Wolney França; os adjuntos de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Bira Marques; e de Tributação, Magno Júnior; e do assessor de comunicação da Prefeitura, Genilson Souto.