FIERN e Justiça Federal debatem parceria para aprimorar fábrica de costura em comunidade quilombola de Portalegre

21/10/2024   09h57

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu o juiz federal da 12ª Vara de Pau dos Ferros, Eduardo Dantas, na manhã desta sexta-feira (18), na Casa da Indústria. A visita institucional serviu, também, para debater uma parceria entre o Sistema FIERN e a Justiça Federal para o aprimoramento da produção numa fábrica de costura no município de Portalegre.

 

A fábrica fica localizada e é utilizada pela comunidade quilombola do Sobrado, sendo uma importante ferramenta para a geração de renda na região. O município de Portalegre tem a maior concentração de comunidades tradicionais remanescentes dos quilombos no Rio Grande do Norte.

 

De acordo com o magistrado Eduardo Dantas, o Ministério Público Federal tem uma ação que trata da política de assistência social e atenção às comunidades quilombolas do município. “Vemos a necessidade que as comunidades têm de apoio, principalmente para a fábrica de costura, por isso buscamos o apoio do Sistema FIERN para reforçar essa atividade econômica que é capaz de gerar renda e melhorar a condição de vida da comunidade”, explica.

 

 

Roberto Serquiz se dispôs a auxiliar a iniciativa através da capacitação das costureiras pelo SENAI-RN, como também no trabalho da cultura local por meio do SESI-RN. “Vamos alinhar uma visita à região por parte das equipes técnicas para entendermos o trabalho realizado e quais são as vocações produtivas da região”, destaca.

 

“A partir disso, poderemos ter uma visão mais precisa sobre como apoiar efetivamente”, completa Serquiz.

 

Já Aércio Gomes, coordenador de Política e Igualdade Racial do RN e responsável pelo gerenciamento da fábrica na comunidade do Sobrado, afirma que a unidade conta com 14 máquinas de costura, mesas de corte, estrutura de loja e de escritórios. “Hoje, a grande dificuldade, além da falta de matéria prima, é a dificuldade de planejamento. Por isso, acredito que seria interessante, também, uma formação voltada para a área administrativa”, aponta.

 

Representante da comunidade do Arrojado, também em Portalegre, Bemara Simplício agradeceu a receptividade e a disposição para apoiar a iniciativa. “Temos diversas demandas em diferentes áreas, então ter essa disponibilidade para ajudar a região é muito importante para nós”, comenta.

 

Também participaram da reunião a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; o diretor e Operações do SESI-RN, Jaime Mariz; a gerente da Unidade Jurídica da FIERN, Caroline Ferreira; assessora jurídica de Portalegre, Poliana Nara de Oliveira Bezerra; a gerente de Juventude e Igualdade Racial de Portalegre, Bianca Bessa.

 

Texto e fotos: Guilherme Arnaud