FIERN e Jucern vão ampliar parceria para estudos sobre tendências econômicas do RN

15/12/2023   15h12

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado da FIERN, Ana Adalgisa, e o presidente da Jucern (Junta Comercial do Rio Grande do Norte), Carlos Augusto Maia, trataram, nesta sexta-feira (15), de uma ampliação da parceria entre as duas instituições para garantir novos fluxos de informações e, com isso, a elaboração de estudos sobre aspectos econômicos do Estado. Os estudos estarão disponíveis para empresas que pretendam se instalar ou ampliar seus negócios no Rio Grande do Norte, bem como aos Poderes Públicos para auxiliar na tomada de decisões sobre projetos e programa de incentivo ao desenvolvimento.

“A Federação tem hoje um termo de cooperação técnica com a Jucern e a gente quer estender para uma troca maior de informações. Com isso, ao acessar o Sistema da Junta Comercial, poderemos gerar estudos sobre regiões com potenciais para novos negócios, movimentos das empresas (abertura e fechamento), as tendências setoriais de crescimento e outros aspectos relevantes disponíveis para análise”, explicou Ana Adalgisa.
“Teremos, assim, uma conexão maior com a Jucern, que é a ‘porta de entrada’ para formalizar todas as empresas que atuam no Rio Grande do Norte. Essa conexão para troca de informação vai gerar estudos que possam beneficiar as indústrias”, acrescentou.

A coordenadora de Relações Institucionais e Mercado explicou que esses dados serão processados, analisados, sistematizados e disponibilizados para consultas pelo Observatório da Indústria Mais RN. “Com isso, a parceria vai gerar novos estudos sobre aspectos como o fluxo de criação de empresas, motivos de fechamento e outros aspectos importantes para quem precisa consultar a FIERN e suas plataformas”, observou.

Ela disse também que a ampliação dessa parceria integra uma série de iniciativas da FIERN com órgãos licenciadores, universidades e outras instituições que têm informações relevantes para disponibilizar os dados úteis para consulta das empresas que avaliam a possibilidade de investimento no Rio Grande do Norte.

O presidente da Jucern também destacou as perspectivas com a ampliação do termo de cooperação técnica com a FIERN. Ele citou a elaboração de novos estudos a partir do fluxo de informações da Junta Comercial. “Esse encontro foi positivo. Traçamos algumas metas para elaborarmos um plano de ação para colaboração entre a Junta Comercial e a FIERN. Isso vai ter excelentes resultados para o Rio Grande do Norte, ao contribuir para direcionar as ações por parte do governo e também ajudar o setor produtivo com informações precisas”, afirmou Carlos Augusto Maia.

Ele lembrou que há, atualmente, uma parceria entre a FIERN e a Junta Comercial, que propicia que alguns dados sobre a economia do Estado sejam disponibilizados ao Mais RN. “Existem esse relacionamento para envio de dados e agora nós pretendemos fazer um estudo mais avançado e sistematizado para elaborarmos o perfil industrial do Rio Grande do Norte e, assim, analisarmos a vocação de cada região, tudo isso usando inteligência artificial, BI (business intelligence), informações de outras secretarias, de outros órgãos, gerando um ‘mega banco’ de dados, o que vai ajudar o investidor a encontrar um ambiente de negócio favorável no RN”, ressaltou o presidente da Jucern.