FIERN e IDEMA assinam Acordo de Cooperação Técnica para ações de Desenvolvimento Sustentável do RN

11/07/2022   18h35

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), por meio do programa MAIS RN, assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), na tarde desta segunda-feira (11), na Casa da Indústria. O Acordo tem como objeto a realização das estratégias e ações contidas no capítulo “Regulação Ambiental” do Plano “MAIS RN 2014-2035” elaborado e publicado pela Federação.

 

O acordo foi assinado pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e o diretor-presidente do IDEMA, Leonlene Aguiar.

 

Amaro Sales ressaltou que o trabalho a ser desenvolvido de forma conjunta vai trazer benefícios para a sociedade. “Vai gerar um ambiente de confiança e segurança”, afirmou. Ele lembrou do trabalho feito pelo MAIS RN como uma fonte de informação para a sociedade, o setor produtivo e o poder público com informações detalhadas do Rio Grande do Norte.

 

No MAIS RN, se destaca o objetivo de “agilizar a avaliação de processos de licenciamento através de redução da burocracia, de maior clareza nas informações disponibilizadas e na preparação e conscientização dos empresários”.

 

Para Leonlene Aguiar, o ACT vem promover melhorias e modernização que acontecem de forma a contribuir com o controle e o desenvolvimento mais rápido de ações.

 

 

Além disso, o acordo promove a união de esforços técnicos para a criação de produtos com base em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) que aprimorem o Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA), bem como a consolidação e análise de informações referentes ao licenciamento ambiental do estado capazes de identificar as áreas com maior potencial de atração de negócios para o RN. Um sistema de licenciamento seguro e previsível que é bom para o órgão, para o Estado e para a economia.

 

Diretor da FIERN e do MAIS RN, Marcelo Rosado, ressaltou o bom ambiente junto ao IDEMA que propicia parcerias para fazer construção de trabalhos com segurança tanto para o setor produtivo quanto ao poder público.

 

O MAIS RN tem, entre suas agendas estratégicas, o sistema de licenciamento ambiental, considerado um dos pilares do desenvolvimento econômico. A velocidade, a transparência e a segurança jurídica nos processos são fatores determinantes para atração e retenção de investimentos econômicos no Estado.

 

O ACT garante a segurança jurídica e estabelece um plano de trabalho para que sejam dados passos seguros e tecnicamente embasados para o desenvolvimento desta agenda no Estado.

 

Já o coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, explica que a assinatura do acordo é a consolidação de um entendimento, do diálogo firmado entre as entidades que vem sendo estabelecido ao longo de meses. “É o início de um processo. O MAIS RN é um processo em construção”, declarou.

 

Na opinião do diretor 1º tesoureiro, Roberto Serquiz, a gestão de informações vai fazer bem. “É um momento de parceria”, disse.

 

Participaram da assinatura também Pedro Albuquerque, assessor técnico do MAIS RN, Pablo Ruyz, consultor do MAIS RN, Werner Farkatt, diretor técnico do IDEMA, Marcílio Lucena, diretor administrativo do IDEMA, e integrantes da equipe do MAIS RN.