A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) durante a primeira edição do Macaé Energy 2024, que ocorre entre os dias 11 e 13 de junho. O acordo visa instituir a cooperação mútua para o desenvolvimento de programas, projetos e atividades voltadas para o fortalecimento da cadeia produtiva de petróleo, gás e energia.
O acordo foi assinado pelo presidente da FIERN, Roberto Serquiz, e pelo vice-presidente da FIRJAN, Luiz Césio Caetano. Além deles, o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins, assinaram acordos de cooperação com os departamentos regionais do SESI e SENAI do Rio de Janeiro.
Roberto Serquiz ressalta que ambos os estados são líderes na produção de petróleo. O RN detém a marca de maior produtor onshore (em terra), com 30% do PIB industrial, enquanto o RJ é o maior produtor offshore (no mar), com 53% do PIB industrial. “Os dois estados têm uma forte presença de seus ativos naturais na agenda econômica. Além disso, ambos estão buscando explorar a energia eólica offshore”, pontuou.
“Esse cenário de perspectiva justifica a parceria, gerando um intercâmbio de conhecimento e informações. Todos esses números demandam um enorme esforço de pesquisas aplicadas, inovação, gestão e busca por resultados. Isso levou a FIERN e a FIRJAN a buscarem caminhar juntas na busca por soluções para promover uma prosperidade sustentável”, completou Serquiz.
O diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, destaca o interesse mútuo na troca de informações entre as entidades pelo exercício de atividades na área de petróleo e gás, corroborando a fala de Roberto Serquiz. Além disso, ele ressalta o desenvolvimento de pesquisas na área do hidrogênio verde e da energia eólica offshore como uma ponte para fortalecer os laços entre as entidades.
“É importante que essa cooperação se intensifique, e por isso o acordo de cooperação lastreia o interesse dos dois departamentos regionais em desenvolver pessoas e trocar conhecimento nas áreas de interesse mútuo”, afirma Mello.
Ainda no evento, o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) para a realização de ações conjuntas com o SESI-RJ. “Esse termo que assinamos hoje formaliza o estreitamento do relacionamento do SESI do Rio Grande do Norte com o SESI do Rio de Janeiro”, afirmou.
O MoU tem o objetivo de formalizar a cooperação em projetos que possam contribuir para a promoção da saúde, gestão de riscos e ações de impacto social dos trabalhadores das indústrias.
“Possuímos características de clientes muito parecidas, especialmente no setor de petróleo e gás. Formalizamos esse convênio para promover a troca de conhecimento e gerar um atendimento mais qualificado aos clientes do nosso estado, especificamente na área de saúde e segurança do trabalho”, finaliza Martins.
Macaé Energy 2024
A programação do Macaé Energy 2024 inclui painéis sobre a “Produção Offshore no Brasil, Campos Maduros e Novas Perspectivas” para a cadeia produtiva, além de criar um ambiente para discutir a atração de investimentos, acesso a financiamentos e promover a troca de experiências e o potencial de negócios entre os participantes.
A FIERN também contribuiu com a programação, realizando uma palestra especial em conjunto com a FIRJAN, SENAI-RJ e SENAI-RN, sobre o tema “Construindo Futuros com Parcerias Estratégicas”.
O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Macaé, FIRJAN, SENAI e Sebrae, e tem a finalidade de debater a dinâmica do mercado de energia, eficiência, transição e a integração energética e suas tecnologias.
Fotos: Paula Johas/FIRJAN